Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

DESAFIO DA RECONSTRUÇÃO

Após decisão judicial que preservaria nossa Igreja Matriz de Santana e mandava recuperar a Capelinha tombada por Decreto Municipal, nós estabelecemos um convênio com a Universidade de Taubaté para elaboração de um projeto de restauro, o qual não foi aceito pelo Conselho de Patrimônio Municipal de Pindamonhangaba.


Em seguida contratamos a “Origem”, empresa com larga experiência em recuperação e restauração, pois é a mesma empresa que recuperou a Igreja de São Luiz do Paraitinga.


A Origem elaborou um projeto que foi aprovado pelo Conselho de Patrimônio Municipal e foi contratada para a execução da Obra.


Iniciamos uma campanha de sensibilização da Comunidade da importância e do dever de recuperar esse Bem, que segundo estudos, o bairro nasceu e cresceu em seu entorno. Organizamos a campanha dos carnês de contribuição, rifas, o que nos proporcionou a recuperação do telhado que estava quase pronto, mas com as chuvas de fevereiro deste ano o telhado desabou, pois uma das paredes de taipa desmoronou com as fortes chuvas. É do conhecimento de todos que outras igrejas antigas com paredes de taipas também não suportaram essas chuvas constantes (a de Jacareí e Caçapava em nossa região) e ainda pior e lamentável a situação que as chuvas causaram ceifando muitas vidas no litoral norte.
A Justiça foi entendendo a situação da demora na recuperação da Capelinha, pois nesse período houve a pandemia, situação financeira da população etc., mas agora, nos deu um ultimato, estabelecendo prazo de 30 dias para reiniciar as obras e multa diária de hum mil reais até o valor de oitenta mil reais.
É sem dúvida um grande desafio para a Comunidade Católica do Santana. Mas não é só para a Comunidade católica, uma vez que é um Patrimônio Histórico do município e muitas pessoas querem ver esse bem recuperado.


Nós não ficamos parados, pois além das campanhas inserimos também o projeto para avaliação no PROAC – Secretaria de Cultura do Estado e no programa de incentivo a programas sociais da Empresa Novelis e estamos finalizando as documentações para inscrevê-lo na Lei Roaunet do Ministério da Cultura do Governo Federal.


Temos a consciência que fizemos e estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance. Mas precisamos avançar e reiniciar as obras, pois não temos dinheiro para as obras como teríamos para pagar a multa?
É hora da união de todos: primeiro da nossa paróquia, depois dos católicos da cidade e por fim de todas as pessoas que independentemente da fé que professam querem ver esse bem recuperado.
Estamos retomando com todo empenho a campanha dos carnês e como incentivo um sorteio de uma TV de 50 polegadas para os que estiverem em dia com sua contribuição.


As pessoas também podem colaborar através da chave PIX da Paróquia Santana – PIX 72293509004500, doando qualquer quantia.


Todos podem ajudar, se não puder contribuir com um carnê poderá repassar a outras pessoas que possam. O desafio será vencido pela união de todos.


Maiores informações na secretaria da Igreja do Santana pelo telefone 3527-1758.
Agradeço imensamente e rogo as bênçãos de Deus para os que generosamente estão contribuindo e peço aqueles que puderem ajudar a assumir juntos esse projeto que o façam logo, pois o tempo não pára e não está a nosso favor.


Conto com a força, a generosidade e o amor que vocês têm pela Paróquia de Santana, vamos juntos e haveremos de vencer.


Com a intercessão de Santana e nossa Mãe. Vamos em frente!

Pe. Afonso Lobato – Pároco

    Assunto é

    cmcmultimidia
loader-image
Pindamonhangaba, BR
18:32, pm, junho 21, 2024
temperature icon 21°C
céu limpo
Humidity 56 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais