Para além da confecção de releases, vídeos e fotos da gestão e do relacionamento com a imprensa (marcação de entrevistas, fornecimento de dados e informações), o Departamento de Comunicação da Prefeitura conta com outras atribuições de igual importância, como a organização e realização dos cerimoniais de inauguração e o design ou comunicação visual dos prédios.
“O ano de 2023 foi um ano de trabalho intenso devido à grande quantidade de obras, reformas e revitalizações entregues”, destacou o assessor de Comunicação Visual Rafael Marçon. Exemplos de prédios como o Centro Municipal de Artes Marciais “Rayane”, o “Sebrae Aqui” em Moreira César, Estratégia de Saúde da Família no Araretama e na Vila Verde, o Complexo de Esportes de Areia “Pinda Beach”, a nova sede da biblioteca municipal “Ver. Rômulo Campos D´Arace”, o CIE – Centro Integrado de Esportes, PEVs – Pontos de Entrega Voluntária, sedes de secretarias, escolas e creches, totens nos corredores turísticos Ribeirão Grande e Piracuama, entre outros, receberam todo um cuidado em seu design visual, para proporcionar acolhimento, informação e identidade visual tanto na fachada quanto na parte interna dos locais.
Além do visual dos prédios, o Departamento de Comunicação cuida ainda das campanhas de marketing e das peças publicitárias utilizadas para reforçar, divulgar ou complementar as informações e ações da gestão municipal, como a confecção de lonas nos mais variados eventos, banners, faixas pela cidade (Faixa Legal), panfletos, cartazes, cartilhas e outros itens. Neste ano, foram feitas mais de 1.100 peças publicitárias e de comunicação visual (fachadas e internas).
Cerimoniais – A cerimônia de entrega dos prédios e locais reformados, revitalizados ou construídos para a população também merece um carinho especial por parte da equipe do Departamento de Comunicação da Prefeitura, tanto por parte da estrutura necessária quanto o evento em si, como convites, roteiro de locução, trilha sonora etc. “A intenção é que a cerimônia marque a entrega daquela obra e mostre a importância do novo equipamento para a população, para os servidores que irão trabalhar nesses locais e para a família do homenageado, quando há denominação. Nos empenhamos muito em todos os detalhes para causar emoção e impacto na entrega de cada obra ou serviço, sempre seguindo o protocolo de acordo com as regras dos governos federal e estadual”, informou a diretora de Comunicação, responsável também pelos cerimoniais da gestão, Fernanda Munhoz.
Durante o ano, cerca de 80 cerimoniais foram realizados, entre inaugurações, formaturas, palestras, abertura ou encerramento de eventos e campanhas, entre outros, representando uma média de no mínimo 1 por semana em todas as semanas do ano.
Divulgação e interação – Outros pontos que merecem toda a atenção da equipe do Departamento de Comunicação são as redes sociais (principal meio de comunicação com a população), como Youtube, Facebook, TikTok, Instagram, site oficial, além da geração de conteúdo para a imprensa – fundamental para que as ações da gestão municipal cheguem ao conhecimento do cidadão, e conteúdo jornalístico e institucional para o jornal Tribuna do Norte.
Neste ano, foram enviados cerca de 1.900 releases e convites para a Imprensa. Também foram realizadas mais de 1.100 postagens somente no Instagram, sem contar os stories e as outras redes sociais, embora isso seja uma pequena amostragem da dimensão do sucesso da interação entre Prefeitura e audiência. Encerramos 2023 com 47,1 mil seguidores no Instagram, 65 mil seguidores no Facebook, 1.771 no TikTok e 6,87 mil inscritos no canal do Youtube.“Quero agradecer a toda a nossa equipe, que hoje soma apenas 14 profissionais, pelo empenho em bem informar nossa população e todo apoio que tivemos dos nossos gestores Dr. Isael e Piorino. Nossa expectativa é crescer em 2024 com a convocação de novos servidores, que irão completar nossa equipe”, disse o secretário adjunto de Governo e Serviços Públicos, jornalista Alexandre Pió.