Uma dieta saudável traz diversos benefícios ao corpo humano, como manutenção da saúde, redução do risco de doenças, longevidade, entre outros. E nada melhor do que manter uma boa alimentação com produtos de fácil acesso, rápido preparo, saborosos e com alto teor vitamínico.
Por esse motivo a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do Cepic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares) criou o projeto Rosa (Roda de Saberes), que busca ensinar as pessoas a terem uma alimentação mais completa, natural e saudável aproveitando as Pancs, plantas alimentícias não convencionais.
A alimentação saudável tem sido um dos desafios da saúde pública, já que atualmente vivemos em uma era de praticidade, por isso, o projeto do Cepic busca resgatar as práticas tradicionais além de valorizar os produtos cultivados localmente.
O projeto possui uma planta símbolo a cada mês, e a escolhida para o mês de maio foi a Moringa, que possui diversos benefícios nutritivos e medicinais. Por exemplo, o consumo regular reduz o risco de doenças cardiovasculares, previne alguns tipos de câncer, catarata, degeneração vascular e o envelhecimento.
A próxima planta a ser explorada será a Vinagreira, no dia 13 de junho, às 14 horas. O evento é destinado aos profissionais da saúde e interessados em geral.
Para participar, é só comparecer na sede do Cepic, na rua Albuquerque Lins, 245, em frente ao prédio da Receita Federal.








