A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde e do CPIC – Centro de Práticas Integrativas e Complementares, iniciou, na terça-feira (7), uma parceria com a Associação dos Servidores Públicos Municipais para oferecer aulas gratuitas de Yoga no salão de eventos da ASPMP, no Alto do Cardoso. Essa colaboração faz parte da descentralização das atividades do CPIC, levando as práticas integrativas e complementares mais perto da população.
Inicialmente, as aulas serão ministradas todas as terças-feiras, às 19 horas, abertas a todos, como parte das atividades gratuitas do CPIC. No primeiro dia do evento, mais de 60 alunos participaram, envolvendo práticas iniciais de alongamento, equilíbrio, torções, respiração e até meditação.
O sucesso dessa iniciativa já motiva a busca por novas parcerias, conforme destacou o presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais, José Ricardo. Ele expressou a intenção de ampliar a colaboração com a Secretaria de Saúde para oferecer mais atividades à população.
Segundo a coordenadora de Atenção Especializada da Secretaria de Saúde, Caroline Rosolem, as práticas integrativas são recursos complementares à medicação e à medicina tradicional, visando o equilíbrio da saúde mental e a prevenção de doenças. A descentralização dessas práticas por território, nas regiões central, Moreira Cesar, Araretama e Região Leste, proporciona o acesso gratuito da população a atividades como auriculoterapia, yoga, aromaterapia, arteterapia, constelação familiar e terapia comunitária. Em alguns bairros, como na prática de auriculoterapia e aromaterapia, é necessário agendar previamente, enquanto as demais práticas em grupo permitem a participação espontânea.
Além das aulas na Associação, o CPIC oferece aulas gratuitas de Yoga todos os sábados, às 9 horas, no Bosque da Princesa.