Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Comidas e bebidas típicas compõem a tradição das festas juninas

As comidas típicas fazem parte da tradição das festas juninas. São doces, salgados e bebidas que estão relacionadas à cultura do campo e do interior do Brasil. Um cardápio que faz sucesso na festa e também o ano inteiro.
Entre os pratos mais conhecidos estão a pamonha, a canjica, o cuscuz, o arroz doce, pé de moleque, bolo de milho. O milho, inclusive, geralmente é a estrela da festa.
Isso porquê o São João acontece no período da colheita do grão assim, a maior parte das comidas típicas da festa tem como base do milho.
Para encerrar nossa série de matérias sobre as festas juninas, preparamos um dossiê com as principais iguarias típicas para inspirar seu cardápio.
Entre quitutes feitos de milho e outros pratos doces ou salgados, a verdade é que existem comidas típicas de festa junina para todos os paladares.
Muitos deles podem ser feitos em casa para você comemorar com toda alegria ao lado de quem gosta.

Milho verde cozido

O milho verde é a estrela quando se fala em comidas de festa junina e todas as receitas costumam sumir rapidinho da mesa. Uma preparação clássica é a versão cozida, acompanhada de manteiga e sal.

Pamonha

Outra iguaria muito comum nas festas juninas é a pamonha, tanto a doce quanto a salgada. Basicamente, o prato é uma preparação em forma de pasta, feita de milho cozido e leite de coco. O charme fica por conta das espigas de milho que envolvem a massa antes de serem cozidas, para um sabor único.

Paçoca

Outro ingrediente que não pode faltar na mesa de comidas de festa junina é o amendoim. Além de consumi-lo puro e cozido, você também pode usá-lo para preparar paçoca, o doce favorito de quem marca presença no arraial.

Arroz doce

Como a festa junina no Brasil acontece no frio, é interessante aproveitar a época para preparar receitas quentinhas. Um grande exemplo é o arroz doce, que ganha um toque especial graças à canela.


Caldinhos

Ainda aproveitando o inverno, você pode preparar um caldinho delicioso.
Há muitas versões do caldo que deve ser servido quente, como o caldo verde, o de feijão (que pode ser o preto ou carioca), de mandioca, batata e etc. São muitas possibilidades que podem ser enriquecidas como frango, carne bovina, calabresa, bacon ou carne seca, por exemplo.

Maçã do amor

Outra opção doce que conquista todos é a maçã do amor, preparada com a fruta, açúcar e corante vermelho. Apesar de a receita ser um pouco trabalhosa, o sabor e o visual da sobremesa são indispensáveis na festa junina. Algumas variações ainda incluem chocolate e confeitos diversos.

Canjica

A canjica dá nome a diferentes pratos ao redor do país, mas a base é sempre a mesma: o milho. Na versão mais comum no Sudeste, ela é feita com grãos de milho branco, leite de coco, leite, cravo, canela e outras especiarias.

Bolo de mandioca

Os bolos são até difíceis de escolher na hora de preparar comida típica de festa junina, certo? Uma opção sem erro é o bolo de mandioca, com textura macia e que pode ou não ser acompanhado de coco ralado. Mas o bolo de milho também é um clássico pra quem não quer errar.

Confira alternativas para preparações mais saudáveis
e nutritivas:

Milho Verde: Já falamos deste ingrediente indispensável e muito saudável. Procure consumir com pouco sal e pouca manteiga.


Pinhão: Além de ser naturalmente muito saudável, deve ser cozido somente em água.
Cuscuz: Preparado com farinha de milho, pode ser feito com legumes, ovos, atum, tornando-se um prato bastante nutritivo.


Pipoca: Um boa dica para tornar a pipoca mais saudável é preparar no micro-ondas para evitar o uso de óleo: coloque o milho da pipoca dentro de um refratário; leve ao micro-ondas com a tampa própria do aparelho doméstico; deixe de 2 a 4 minutos em potência alta; acrescente pouca quantidade de sal.
Batata doce: Pode ser assada no forno, basta embrulhá-la, depois de lavada inteira e com casca, em papel alumínio e levá-la para assar por 50 minutos aproximadamente.


Curau e pamonha: Normalmente levam na composição leite e açúcar. Evite incluir no preparo manteiga, gordura vegetal e leite de coco, pois deixam a preparação ainda mais calórica.


Vinho quente e quentão: São calóricos por conter álcool e grande quantidade de açúcar, por isso, vale a pena moderar o consumo. Nos preparos caseiros, existem opções sem álcool, utilizando gengibre, casca de laranja, sucos de frutas como laranja, maçã, abacaxi, maracujá, suco de uva integral e as especiarias como, canela e cravo-da-índia.

Pindamonhangaba, BR
16:33 pm, maio 21, 2024
26°C
algumas nuvens

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais