Pindamonhangaba participou da 1ª Feira de Profissões nos dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro na quadra do Liceu Coração de Jesus Salesianos. O evento tem como objetivo incentivar os alunos das escolas públicas do município a dar continuidade aos estudos e proporcionar caminhos para a realização do projeto de vida dos estudantes. Participaram do evento os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio, todavia a feira também foi aberta à comunidade.
No evento, os jovens tiveram acesso a diversas profissões, como construção civil, criação de conteúdo (edição de vídeos e designer gráfico), direito, enfermagem, engenharia, excel avançado, física, gastronomia e culinária, gestão da tecnologia da informação, gestão empresarial, logística, matemática, mecânica automotiva, música, processos gerenciais, entre outros.
A feira contou também com palestras conduzidas por profissionais de diversos setores para mostrar o mercado de trabalho e suas tendências nas mais diversas carreiras. A Prefeitura também promoveu palestras na feira, que foram ministradas pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Roderley Miotto, e pela diretora da Mulher e Família, Luciana Simonetti, e pela diretora do Departamento da Pessoa com Deficiência, Letícia Souza.
“O futuro é uma tela em branco, e suas escolhas hoje são os pincéis que vão criar a obra-prima de amanhã. Descubra sua paixão, persiga seus sonhos e pinte um caminho de sucesso”, declarou Roderley Miotto, durante palestra motivacional.
Já Luciana Simonetti destacou as dificuldades que as mulheres ainda encontram no mercado de trabalho. “O mercado de trabalho é um grande desafio para as mulheres. Mas, juntas podemos desconstruir as barreiras do machismo estrutural e abrir caminhos para um futuro mais igualitário e inclusivo”.
Já Letícia Souza enfatizou a importância das políticas públicas de inclusão. “A sociedade tem evoluído e entendido que as pessoas com deficiência precisam ser respeitadas, valorizadas. Temos um grande trabalho em Pindamonhangaba e muitas ações em desenvolvimento. Precisamos continuar agindo para proporcionar às pessoas com deficiências as mesmas condições dos demais, para que consigamos uma sociedade justa, sem preconceito e com valorização do ser humano”.
Os alunos que participaram da feira se mostraram bastante empolgados. Os estandes estavam cheios e com filas para participar das dinâmicas promovidas pelos parceiros. A futura enfermeira Rebecca Ventura, que estava trabalhando em um dos estandes da feira, afirmou que “já esteve no lugar deles um dia, com inseguranças e dúvidas, mas na época não tinham projetos como esse na cidade. Tínhamos que ir para cidades vizinhas para ter acesso a esse tipo de evento. Parabéns aos organizadores, todos que participam estão elogiando muito a feira”.
A promoção da Feira foi assessorada pela equipe orientadora do Grêmio Estudantil e Conviva e faz parte do plano estratégico da Diretoria de Ensino no incentivo ao estudo, ao projeto de vida e na busca por uma educação que promova a equidade. Teve ainda o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), que prestou auxílio no esclarecimento de dúvidas relacionadas ao empreendedorismo, e Prefeitura de Pindamonhangaba.