Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Pinda abre Camping de Formação e reúne mais de 500 esportistas

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou nessa segunda-feira (9) a cerimônia de abertura do 1º Camping de Formação Esportiva, reunindo mais de 500 esportistas e autoridades do município. Compuseram a mesa dos trabalhos, o secretário de Esportes e Lazer, Alcides Barbosa Junior “Ju”, o secretário adjunto de Esportes e Lazer Beto Figueira, o diretor de Esportes Dante Guerrero, o vereador Everton Chinaqui e o diretor da Federação Paulista de Atletismo Edgar Pereira.

O camping tem como proposta oferecer uma base sólida para o desenvolvimento esportivo dos alunos, levando conteúdos que ultrapassam a rotina de treinos de cada modalidade. Ao longo da programação, os atletas recebem orientações gerais sobre alimentação, a importância do preparo físico e cuidados fundamentais para evoluir com mais segurança e consistência, independentemente do esporte em que estão matriculados.

Durante a abertura, o professor Cristiano Parente ministrou palestra com foco em formação e performance, compartilhando experiências e referências ligadas ao treinamento e à preparação de atletas. Ele tem trajetória acadêmica ligada à Universidade de São Paulo e atuação reconhecida no segmento de personal training.

Para o secretário Alcides Barbosa Junior “Ju”, a formação é um passo essencial para quem quer evoluir no esporte. “A gente quer dar base de verdade para esses atletas para entender alimentação, preparo físico e rotina de treino. Com esse suporte, eles conseguem se desenvolver melhor e buscar o máximo desempenho na modalidade que praticam”, afirmou o secretário.

Responsável pela realização do evento, a gestora de Esporte Marita Zeraik explicou que o camping tem esse papel de orientar o caminho de quem está no esporte. “Ele funciona como uma bússola, tanto para os alunos quanto para os professores. A ideia é dar um norte, mostrar o que precisa ser ajustado e ajudar cada um a organizar metas e evoluir com mais clareza ao longo da temporada”, explicou.

O 1° Camping de Formação Esportiva será realizado entre os dias 9 e 13 de fevereiro. Essa é uma iniciativa inédita voltada ao fortalecimento do esporte de base no município, que reunirá cerca de 450 atletas das equipes de formação e 330 profissionais da área esportiva, promovendo uma semana intensa de capacitação, integração e desenvolvimento técnico.

As atividades acontecem diariamente, das 13h30 às 19h30, e estão organizadas em dois eixos principais: um módulo global, com temas comuns ao treinamento esportivo, e um módulo técnico específico, voltado às particularidades de cada modalidade. O corpo docente é composto por profissionais da própria Semelp e convidados externos, incluindo especialistas, mestres e doutores na área esportiva. Ao final do evento, atletas e profissionais receberão certificados de participação.

A programação será distribuída em diversos espaços esportivos do município, com concentração no Centro Esportivo João do Pulo e no Centro de Treinamento Luiz Caloi, além dos ginásios do Alto Tabaú, Juca Moreira, Araretama e Cidade Nova, campos de futebol do Colorado e Fluminense e o Centro Comunitário Nossa Senhora das Graças.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
11:26, am, junho 26, 2026
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 160

Tribuninha N° 160

26 de junho de 2026
Edital 10474

Edital 10474

26 de junho de 2026
Edição 10474

Edição 10474

26 de junho de 2026

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio