Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Busque ajuda

Daniela Araújo – “Daya, Terapeuta da Alma” é Psicóloga, idealizadora do Instituto Daya Shakti, atua na área de Saúde Integrativa do município

Dr. Sigmund Freud, o famoso neurologista e pai da psicanálise, dizia que a principal tarefa do homem é compreender a própria mente. Com o objetivo de compreender o psiquismo humano, ele criou uma teoria psicológica que revolucionou a psicologia, a medicina, a arte, a literatura e diversos campos do saber.

Felizmente, um dia, movido por alguns acontecimentos e sintomas que observava em diversas mulheres, o neurologista decidiu abandonar os seus estudos neuroanatômicos e neurofisiológicos para dedicar-se à clínica das neuroses. A partir daí, partiu para a investigação psicológica e analisando, profundamente, cada caso, ele foi desenvolvendo a sua teoria psicológica. Durante os anos de estudo, imerso na investigação da mente humana, através da análise dos sonhos, por exemplo; e estudando a relação do inconsciente com os chistes, fetiches, atos falhos, e etc; Freud reforçava alguns conceitos da sua teoria; enquanto revia outros. E, assim fora por toda a sua vida.

Em tempos de Depressão e Ansiedade, não há como não revisitar Freud. De acordo com ele, há uma determinação inconsciente para os nossos processos mentais. Ou seja, agimos muito mais por motivações inconscientes do que conscientes. Além disso, nos movemos pelo desejo. Somos seres desejantes e nunca saciáveis. Nunca saciados. Basta satisfazer um desejo que lá vem outro. Eternos insatisfeitos, perambulamos por aí.

Você já refletiu sobre isso? Já se sentiu um eterno insatisfeito?

A Depressão, ou o mal do século XXI, existe e acomete os pobres mortais desde o início da humanidade. A Ansiedade, queixa da maior parte dos meus pacientes na clínica e dos alunos que chegam para a prática de Yoga, se alastra “feito epidemia”. De acordo com a Psicanálise, ansiedade é o atormentamento provocado pela antecipação de eventos futuros. Ou seja, eventos que ainda não aconteceram e talvez nem sequer aconteçam, mas que não deixam o homem em paz. Pensamentos, medos, angústia, um não saber da onde vem as terríveis sensações e sintomas…

Você se percebe assim? Tem tido preocupações e pensamentos excessivos? Taquicardia? Medo do futuro? Medo de sair na rua e permanecer em locais com mais pessoas? Insônia? Sensação de aperto no peito e falta de ar? Já foi ao médico e percebeu que “não há nada de errado com você?!”

Talvez esteja na hora de você procurar um profissional da área da saúde mental (psicólogos, psiquiatras), uma prática de Yoga, Meditação e /ou Relaxamento.

Na minha prática clínica eu trabalho com a Terapia Cognitiva Comportamental, onde eu mostro e ensino ao meu cliente diversas técnicas respiratórias, mindfulness (atenção plena), relaxamento, além de algumas “tarefas” que ele leva para casa. E assim, juntos, vamos construindo espaços seguros, confortáveis e resilientes no corpo e na mente. Aos poucos, ele vai se percebendo e tendo uma vida mais consciente. Ele vai se tornando mais capaz de gerir as próprias emoções, sentimentos e comportamentos. São diversas as abordagens que chegam ao mesmo fim. O que importa muito é a qualidade do vínculo terapêutico e a confiança que vai sendo desenvolvida no processo.

Não deixe de pedir ajuda. Existe sempre alguém para te ajudar. 129 milhões de pessoas desenvolveram depressão e ansiedade no mundo, em apenas um ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), numa pesquisa realizada em 2022. Você não está sozinho.

Com amor, Daya. Me coloco, de corpo e alma, à disposição.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
19:54, pm, junho 22, 2024
temperature icon 20°C
nublado
Humidity 69 %
Wind Gust: 5 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais