A MRS iniciou a construção do novo pátio de manobras dos trens de carga em Pindamonhangaba. O novo pátio ficará na região do Araretama, paralelo à linha existente, e substituirá o pátio de manobras do centro da cidade. Essa mudança evitará o fechamento prolongado da via férrea na região central (Campos Sales, Frederico Machado/Gregório Costa e Voluntário Vitoriano Borges), melhorando o trânsito e reduzindo os congestionamentos no centro.
A obra faz parte de um pacote de melhorias que a MRS está executando em Pindamonhangaba, incluindo a instalação de cancelas eletrônicas nas passagens de nível em três pontos centrais, a construção de uma passarela no Araretama, e a criação de um viaduto na região da via estrutural, que passará ao lado da Novelis.
O pátio de manobras consiste na construção de uma linha de trilhos de 1.800 metros paralela à linha existente na região do Araretama. As obras começaram no fim de agosto e têm previsão de conclusão para julho de 2025, o mesmo prazo para a finalização do viaduto na via estrutural, cuja construção deve começar entre o fim de setembro e o início de outubro de 2024. O investimento total no pátio de manobras é de R$ 6.104.389,88, e o local receberá muros de vedação.
Passarela
Além do pátio de manobras, haverá a construção de uma passarela no Araretama, equipada com rampas, escadas, proteção lateral e iluminação, para garantir a segurança dos moradores na travessia durante a passagem dos trens. A estrutura será localizada onde hoje existe uma passagem de nível, próxima à rotatória de acesso a Tremembé.