A Diretoria de Ensino de Pindamonhangaba está realizando a premiação da Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (OMASP), atualmente em sua fase regional, que contempla estudantes das escolas estaduais de Pindamonhangaba, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí. Os alunos são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, após um processo que começou com a prova paulista de matemática do primeiro bimestre, onde os 30% mais bem colocados avançaram para a segunda fase, realizada em maio.
Dos estudantes que participaram da segunda fase, apenas 5% conseguiram conquistar as medalhas de ouro, prata e bronze. Ao todo, 757 alunos estão sendo premiados nesta etapa regional. Os medalhistas de ouro estão classificados para a terceira fase, que ocorrerá em agosto na cidade de São Paulo, onde terão outra oportunidade de serem premiados em uma cerimônia de nível estadual.
É relevante destacar o papel fundamental dos professores e gestores escolares nesse processo, sendo que os professores com o maior percentual de alunos medalhistas estão recebendo a medalha de professor olímpico, e os gestores estão sendo premiados com a medalha de escola olímpica, reconhecendo seu empenho e dedicação. A Olimpíada de Matemática das Escolas Estaduais de São Paulo (OMASP) tem como objetivo fortalecer as aprendizagens relacionadas à Matemática, abrangendo diversas áreas do currículo como Geometria, Aritmética, Álgebra, Números, Grandezas e Medidas, Probabilidade e Estatística, e Lógica.