Nesta terça-feira (26), os alunos do 5º ano B, da Escola Municipal José Gonçalves da Silva – “Seu Juquinha”, situada no bairro Liberdade, em Pindamonhangaba, receberam exemplares do Jornal Tribuna do Norte, onde tiveram a oportunidade de apreciar uma matéria sobre o Prêmio Educador Transformador, do qual fazem parte como protagonistas do projeto realizado em 2023 e que neste ano ficou em primeiro lugar, representando o Estado de São Paulo.
O sentimento foi de realização e felicidade ao verem a foto da turma estampada em uma notícia que retrata a importância do prêmio para a escola e toda a comunidade. Esta notícia e os exemplares dos jornais impressos também chegaram em uma boa hora, considerando a necessidade de um trabalho de leitura, interpretação e produção de texto focado no gênero notícia, conteúdo próprio do 5º ano do Ensino Fundamental.
Aprendendo sobre notícias, as crianças desenvolvem sua capacidade de tomar decisões com bons argumentos. Elas são incentivadas a formar suas próprias opiniões com base em evidências e a considerar diferentes perspectivas antes de chegar a uma conclusão. Essa habilidade é vital para se tornarem cidadãos responsáveis e engajados em sua comunidade e sociedade.
Segundo o professor da turma, André Geraldo Cursino, “o trabalho com o gênero é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes. Acompanhar e compreender o que está acontecendo ao seu redor não apenas amplia o conhecimento, mas também promove habilidades críticas essenciais para a vida adulta. E ao trabalhar uma notícia em que retrata a sua própria realidade, os alunos sentem-se ainda mais motivados”.
Incentivados pela matéria publicada na página 8, da edição nº 10054, do Jornal Tribuna do Norte e também com o exemplar do Tribuninha, os alunos não hesitaram em iniciar a leitura e identificar os principais fatos da notícia. Os familiares dos estudantes receberam a notícia e o exemplar do jornal com grande orgulho de seus filhos.