Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A passagem de Alberto Santos Dumont por Pindamonhangaba

Parada do trem da Estrada de Ferro Central do Brasil na Estação Pindamonhangaba proporcionou o contato do inventor com a população

Em 19 de setembro de 1903, Pinda foi à estação para saudar Alberto Santos Dumont

Infelizmente, a passagem do aeronauta brasileiro, Santos Dumont, pela cidade não foi em nenhuma engenhoca voadora, mas sim sentado no banco do trem noturno que seguia de São Paulo para o Rio de Janeiro, num trem da Central.

Em pesquisas realizadas no arquivo do jornal Tribuna do Norte, foi encontrada uma nota sobre o acontecimento, datada de 20 de setembro de 1903: “Santos Dumont. Ontem, pelo noturno, passou por esta cidade o intrépido e glorioso brasileiro, cujo nome encima esta notícia. A estação, apesar da hora (11 da noite), estava literalmente cheia de famílias e pessoas do povo que lá foram para cumprimentá-lo. Sentimos não poder acrescentar mais sobre a manifestação que lhe foi preparada e deve ser brilhante“.

Embora naquela nota o jornal tenha se desculpado por não ter feito a cobertura completa da passagem pelo município do inventor brasileiro mundialmente conhecido, na semana seguinte, em sua edição de 27 de setembro de 1903, a Tribuna trouxe a matéria referente:

No dia 19, em sua passagem para o Rio, o ilustre aeronauta brasileiro foi alvo de uma imponentíssima manifestação por parte do povo desta cidade que, apesar da hora, 11 da noite, esteve na estação para saudá-lo. Pessoas de todas as classes lá estavam para conhecê-lo. Na ocasião, foram oferecidos riquíssimos bouquets a Santos Dumont, a quem foram erguidos muitos vivas à chegada do trem, sendo todos entusiasticamente correspondidos.

Saudou-o brilhantemente o eloquente orador Dr. Cardoso Ribeiro; em seguida, a inteligente senhorita Octavia Lobato leu um belíssimo discurso, que foi muito aplaudido. O senhor Athayde Marcondes ofereceu ao homenageado um volume de seu livro de versos ‘Amarantos’.

No pouco tempo que aqui demorou-se o trem, não podia Santos Dumont ser mais obsequiado do que foi. Ficou assim sabendo que os filhos desta terra sabem considerar os patriotas que se elevam por seus talentos e esforços“.

Pindamonhangaba, BR
00:52 am, maio 18, 2024
18°C
céu limpo

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais