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A importância do Exercício Físico

Diariamente nos deparamos com problemas de saúde que poderiam ser evitados apenas com bons hábitos, como a prática regular de exercícios físicos, boa hidratação, alimentação balanceada, suplementação vitamínica, fazendo meditação, tendo uma boa noite de sono e outras práticas normais do dia a dia.


A prática regular de exercícios físicos envolve muito mais do que uma questão estética. Diversos estudos apontam que pessoas fisicamente ativas apresentam menor risco de desenvolver problemas físicos e mentais do que indivíduos sedentários. Além disso, a prática de exercícios é repleta de efeitos benéficos na prevenção e tratamento de problemas cardiovasculares, atua na prevenção de problemas osteomusculares, atua no combate à elevação do colesterol, da diabetes e da obesidade, dentre outros. Como exemplo, colocar o corpo em movimento, faz o organismo produzir HDL, conhecido como “bom” colesterol, o que reduz o mau colesterol e diminui o nível de triglicérides no sangue.


Várias pesquisas comprovaram que a prática também reduz transtornos psico emocionais como a redução da ansiedade, diminui o stress, ajuda no processo da depressão e também aumenta a autoconfiança.


Ainda é sabido que a prática regular ajuda na diminuição do uso dos medicamentos, muitas vezes conseguindo controlar as emoções ou situações de doenças como diabetes, hipertensão arterial.
Recentemente foi divulgado em periódicos científicos que a prática de exercícios também auxilia nas questões cerebrais, melhorando a memória, auxiliando na absorção das informações lidas ou escutadas, na manutenção da concentração, dentre outros.


Os exercícios físicos podem e devem ser praticados por indivíduos de diversas idades, não necessitando de grandes gastos com material ou local, uma vez que até a caminhada trás os mesmos benefícios de qualquer outro exercício. O ideal é mesclar exercícios de força, como musculação, pilates ou crossfit, associado a exercícios aeróbicos, como corrida, caminhada, andar de bicicleta.


Mesmo sabendo tudo isso, nem sempre é fácil conseguir tempo ou mesmo motivação para manter uma prática regular de exercícios físicos, ao menos 4 vezes na semana. Certa vez li num dos estudos que faço periodicamente que para nos organizarmos melhor, devemos encarar a prática de exercícios como um trabalho, afinal no trabalho você não pode faltar.


Estas são apenas algumas benfeitorias que a prática regular de exercícios físicos podem realizar, então vamos nos cuidar um pouco?

Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba

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