Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

WITTGENSTEIN E FILOSOFIA DA LINGUAGEM

José Valdez é médico, mestre e doutor pela USP, professor universitário, Magister ad Honorem da Universidade de Bolonha, e Professor Visitante das Universidades de Bonn, Munique, Colônia e Berlim (Alemanha). Professor Convidado da Universidade de Paris V (Sorbonne)

O Filósofo Austríaco LUDWIG WITTGENSTEIN (1889-1951) era oriundo de uma rica família, estudou engenharia antes de se definir para a matemática, tendo estudado em Cambridge na Inglaterra, com o Filósofo Bertrand Russell que foi o seu grande mentor. Isolado em uma cabana, escreveu um livro sobre lógica matemática.

Em plena guerra, na linha de frente russa, pensando sobre os limites da Linguagem e da Filosofia, escreveu “TRACTATUS LOGICOPHILOSOPHICUS”, possivelmente a sua obra mais importante, na qual tentava estabelecer os limites da Filosofia e da Linguagem, tornando-se assim muito importante para a Filosofia Analítica, o que o consagrou como uma das personalidades mais importantes do pensamento no século XX.

Suas pesquisas foram publicadas depois da sua morte, centradas sempre na questão da Linguagem e da sua compreensão.

WITTGENSTEIN tornou muito clara a ideia de que a Cultura não está nos limites de um país, e que ela represente essencialmente o uso de uma linguagem com suas particularidades, e, cada grupo de pessoas tem uma Cultura diferente e usa uma linguagem própria.

O que isso significa? Tal fato nos conduz à noção de que se integrar a um grupo torna-se imperioso aprender a linguagem específica que ele emprega, de maneira especial, em palavras e gestos. Os limites do mundo, para o filósofo, são os limites de sua expressão linguística. Em toda sua obra ele insiste em pensar o mundo, não como mero agregado de coisas, muitas vezes sem nexo, sendo necessário, imprescindível, considerar a interação entre as pessoas.

Nos tempos atuais, apreciamos grandes diferenças culturais, que, às vezes nos deixam confusos, inquietos, e até inseguros, sem saber qual conduta tomar. E, WITTGENSTEIN nos traz alívio, insistindo com veemência que as Culturas são perfeitamente compatíveis e passíveis de integração. No seu livro “INVESTIGAÇÕES FILOSÓFICAS” o pensador faz essas ligação entre Cultura e Linguagem, e, se, por acaso não conseguimos achar sentido em determinada Cultura, é porque ainda não chegamos a compreender as palavras e ações das pessoas que estão inclusas naquele contexto cultural.

Para ele o que diferencia as Culturas não são costumes, mas, sobretudo a Linguagem, seja falada ou gestual que evolui em função de uma História. Cultura, ele afirmava, não lembra um país geograficamente delimitado, mas, “uma forma de vida”, que é uma organização humana com um desenho específico, que responde a códigos diversos. Dessa maneira, vamos entender que família é “uma forma de vida”, e, que o grande desafio da nossa existência é reaprender a Linguagem o tempo todo com vistas à integração. Ela, portanto, está representada na forma de vida, uma vez que se a mesma muda, os códigos linguísticos mudam também. Portanto, torna-se imperioso compreender o contexto e as conexões estabelecidas entre as pessoas, aceitar o outro como ele é, como ele se expressa. Dessa maneira, constrói-se o edificante caminho com vistas à integração dos seres humanos. Jamais podemos olvidar uma grande lição desse Filósofo: a representação lógica dos fatos é o pensamento, em consonância com o princípio da identidade e da não contradição e, que a Filosofia não é um conjunto de saberes para serem utilizados pelas ciências naturais, mas uma atividade útil para corrigir a Linguagem, e, portanto, o pensamento.

    Vanguarda literária

    cmcmultimidia
loader-image
Pindamonhangaba, BR
11:47, am, dezembro 21, 2024
temperature icon 26°C
nuvens dispersas
Humidity 69 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Edital 10200

Edital 10200

20 de dezembro de 2024
Edição 10200

Edição 10200

20 de dezembro de 2024
Encerramento com chave de ouro

Encerramento com chave de ouro

20 de dezembro de 2024

Categorias

Redes Sociais