
Funcionários, familiares, parceiros e integrantes da comunidade escolar participaram no último sábado (20), da terceira edição do programa Voluntários em Ação, que mobilizou mais de 100 pessoas para a revitalização da Escola Estadual Yolanda Bueno de Godoy, em Pindamonhangaba.
A iniciativa reuniu funcionários da Tenaris no Brasil, pais, alunos, equipe escolar e profissionais de empresas parceiras, que atuaram de forma integrada em diferentes frentes de melhoria da infraestrutura e dos espaços de convivência, promovendo uma transformação significativa no ambiente escolar.
Entre as melhorias realizadas, foi criado um bicicletário com capacidade para 60 vagas e uma rampa de acesso, ampliando as condições de mobilidade para pessoas com deficiência. Os espaços internos e externos foram revitalizados com pintura completa de salas de aula, corredores, escadas, fachadas, quadra poliesportiva, refeitório e áreas de convivência.
Na área externa, a escola passou por revitalização paisagística, com limpeza, organização dos espaços e plantio de grama e vegetação ornamental, criando um ambiente mais agradável para a convivência.
A escola atende atualmente cerca de 510 alunos do Ensino Fundamental e Médio, desempenha papel relevante na formação de jovens da região e está localizada a cinco minutos da unidade da empresa em Pindamonhangaba. Ao longo do dia, as intervenções contribuíram para tornar os espaços mais seguros, acessíveis e acolhedores.
O programa Voluntários em Ação mobiliza funcionários e familiares em atividades práticas junto às comunidades. Recentemente, a iniciativa reuniu mais de 3 mil voluntários em 13 países, com a renovação de 30 escolas em diversas partes do mundo, beneficiando milhares de estudantes. Entre os resultados estão a modernização de salas de aula, laboratórios e bibliotecas, a ampliação de espaços educacionais e comunitários e o apoio a comunidades afetadas por emergências, somando mais de 20 mil horas de trabalho voluntário.
Impacto positivo junto à comunidade
O Dirigente Regional de Ensino, Prof. Luís Gustavo M. de Souza, também destacou a relevância da iniciativa. “A ação realizada, por meio do trabalho integrado entre os profissionais da empresa, da equipe escolar e a comunidade, é um exemplo concreto de como o engajamento coletivo e o voluntariado podem transformar realidades. Não se trata apenas de uma intervenção física, mas de um investimento direto na qualidade do ambiente educativo oferecido aos nossos estudantes”, afirmou.
A diretora da escola, Valery Cristiane Martins da Silva Siqueira Mascarini, ressaltou a importância da parceria. “É muito importante para nossa comunidade ver a escola sempre viva, revitalizada e bonita. Um ambiente agradável e saudável contribui diretamente para o aprendizado dos alunos e essa ação representa parceria e reconhecimento da comunidade para a comunidade.”








