Mangá é o nome dado às histórias em quadrinhos japonesas. Ele possui características marcantes que o diferem das demais revistas em quadrinhos, como a forma de leitura, publicação, diagramação e traços nos desenhos dos personagens. Muitos mangás originaram séries de desenhos para a televisão, os chamados animes. Alguns deles são One Piece, Dragon Ball e Naruto, famosos também no Brasil.
A origem do mangá remonta ao período feudal no Japão, mais precisamente a época do Oricom Shohatsu (Teatro das Sombras), no século XVII. Os artistas percorriam vilarejos contando lendas por meio das sombras de marionetes projetadas em uma espécie de painel. Essas lendas acabaram sendo escritas e ilustradas em rolos de papel, dando origem às histórias em sequência, consequentemente originando o mangá.
No Brasil, a primeira publicação de mangá aconteceu em 1988, por meio da editora Cedibra. As artes foram colocadas ao contrário para que a leitura fosse feita de maneira tradicional. A biblioteca ‘Vereador Rômulo Campos d’Arace’ disponibiliza vários mangás para empréstimo. Só ir até lá e reservar o seu. A biblioteca fica à rua Dr. Campos Salles, número 535.