Acontece durante todo o mês de setembro, no Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes, a V Jornada “Viver é a Melhor Opção”, com um ciclo de palestras sempre às segundas-feiras, a partir das 19h.
Como surgiu essa campanha? Um jovem de 17 anos, Mike Emme, morador nos Estados Unidos, se suicidou. Ele tinha um Camaro amarelo e, no seu velório, seus pais levaram vários bilhetinhos em envelopes amarelos para deixar mensagens de otimismo às pessoas que foram prestar suas condolências. A atitude de abordar o suicídio e a mensagem de que “viver é a melhor opção” se propagou.
No Brasil, a Campanha do Setembro Amarelo, que é o mês de conscientização e valorização à vida e prevenção ao suicídio, teve início em 2015. O dia 10 de setembro foi instituído mundialmente como o Dia Internacional de Conscientização em Favor da Vida e Prevenção ao Suicídio.
Segundo informações de André Modesto, o Centro Espírita já vem há 5 anos realizando a jornada, buscando orientar as pessoas que estejam abaladas a procurarem ajuda profissional, como a de um psicólogo, psiquiatra ou suicidólogo. “Fizemos uma parceria com o Amor Exigente, também de Pindamonhangaba, um grupo que trabalha com pessoas que necessitam de ajuda profissional, com psicólogos que atendem gratuitamente. Por isso, é importante que estas pessoas nos procurem para receber esse atendimento”, explicou André.
No Brasil, os dados ainda assustam: acontece um suicídio a cada 40 segundos, o que classifica o país como um dos que mais cometem suicídios. “Por isso é importante falar sobre a vida, a escolha em viver”, afirmou.
O Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes fica na Rua Capitão Vitório Basso, 75.