Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Túmulo de João do Pulo recebe melhorias

O túmulo recebeu melhorias, reconhecendo, preservando e respeitando a história de João do Pulo

A Prefeitura de Pindamonhangaba, através das Secretarias de Mulher, Família e Direitos Humanos e de Cultura e Turismo, realizou melhorias no túmulo de João do Pulo, o maior esportista da cidade. O trabalho foi realizado pelo artista plástico e professor Felipe Callipo, que fez reparos no busto, incluindo o fechamento de rachaduras, impermeabilização, pintura, polimento do mármore e recolocação das placas e identificação.

O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, ressaltou a importância de revitalizar o túmulo de João do Pulo como uma maneira de reconhecer, preservar e respeitar sua história. Salgado destacou que é fundamental que os jovens conheçam e valorizem a trajetória desse atleta, que enfrentou preconceitos e se tornou um vencedor em todos os sentidos.

A Prefeitura também está conduzindo uma campanha para o reconhecimento de João do Pulo como verdadeiro campeão olímpico. Por meio de um abaixo-assinado, busca-se reparação histórica ao atleta e ao Brasil, reivindicando a medalha de ouro nas Olimpíadas de Moscou em 1980. O link para assinar o pedido está disponível online.

Sobre João do Pulo

João do Pulo, cujo nome completo é João Carlos de Oliveira, é um dos atletas mais notáveis do Brasil até hoje. Ele conquistou duas medalhas de bronze consecutivas nas Olimpíadas, três títulos da Copa do Mundo de Atletismo e deteve o recorde mundial no salto triplo com a marca de 17,89m, estabelecida em 15 de outubro de 1975 nos Jogos Pan-Americanos do México.

Nascido em Pindamonhangaba no dia 28 de maio de 1954, João do Pulo se destacou como um dos principais saltadores da história do Brasil. Além dos feitos esportivos, sua vida também foi marcada por um trágico acidente. Em 22 de dezembro de 1981, um acidente de carro resultou em uma série de cirurgias e na amputação de sua perna direita. Apesar disso, ele continuou sua atuação política e esportiva até seu falecimento em maio de 1999, sendo sepultado no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
20:54, pm, junho 18, 2024
temperature icon 15°C
céu limpo
Humidity 88 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Edital 10099

Edital 10099

18 de junho de 2024
Edição 10099

Edição 10099

18 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais