Com o avanço da tecnologia e das mudanças sociais, o mercado de trabalho em 2025 será liderado por profissões que combinam inovação, sustentabilidade e cuidado humano. A especialista em recursos humanos e diretora da POP RH, Ana Carolina Guerra, destaca o papel de áreas como Inteligência Artificial, ESG e saúde mental, enquanto empresas e profissionais se preparam para essa nova dinâmica.
Segundo a especialista, em 2025, as profissões ligadas a tecnologia, sustentabilidade e comportamento serão protagonistas. “Os especialistas em inteligência artificial e machine learning, disciplina da inteligência artificial que permite que sistemas aprendam e melhorem de forma autônoma, sem serem programados explicitamente; analistas de cibersegurança; profissionais de ESG (governança ambiental, social e corporativa); profissionais de experiência do cliente; especialistas em dados para todas as áreas; profissionais de saúde mental e bem-estar corporativo; e gestores de transformação digital”, detalha.
De acordo com Ana Carolina Guerra, as habilidades também serão pontos a serem valorizados, indo além do conhecimento técnico, e incluirão competências comportamentais como adaptabilidade, resiliência e inteligência emocional. “Os profissionais devem investir em educação continuada e oficinas práticas. Não basta apenas aprender; é essencial praticar e aplicar os conhecimentos para que eles se consolidem”, destaca a especialista.
Ainda segundo a especialista em recursos humanos, a transformação digital também impulsionará setores como saúde e bem-estar, energia sustentável e e-commerce. “Embora muitas das profissões em alta sejam evoluções de áreas existentes, novas funções, como especialista em inteligência artificial generativa e analista de ESG, surgem com papéis mais específicos. Os gestores de dados, por exemplo, já existem, mas o especialista em IA generativa trará um foco inédito para essa área”, complementa.
Para atrair talentos qualificados, as empresas precisarão se reinventar. Ana Carolina Guerra acredita que adotar uma cultura de aprendizado contínuo, revisar sua marca empregadora e oferecer modelos flexíveis de trabalho serão estratégias fundamentais. “Parcerias com universidades e outros benefícios serão diferenciais para atrair os melhores profissionais.”