Entre a noite dos dias 19 e 20 desse mês, milhares de brasileiros receberam o seguinte alerta extremo da Defesa Civil: “Proteja-se: ATAQUE ALIENÍGENA, HUMANOS CHEGAMOSmisantropo”.
Misantropia é a aversão ou repulsa generalizada à humanidade. O termo tem origem grega, da junção de misos (ódio) e anthropos (ser humano).
O primeiro alerta disparado foi no Paraná e atingiu vários estados. De acordo com as investigações da polícia federal, o FALSO ALERTA pode ter sido ocasionado por hackers. O caso segue sendo investigado.
Enquanto profissional da área da saúde, o que mais me preocupa é a sensação de insegurança e o pânico geral que o fenômeno causou tanto no âmbito coletivo, como no privado.
Tenho amigos que residem em Curitiba e me ligaram apavorados, na madrugada. Os pobrezinhos, mal conseguiam falar.
Fiz todo um manejo de estresse através da voz calma, da postura confiante e do foco em trazê-los para o momento presente, para a realidade concreta. Assim, aos poucos, conscientizá-los de que DE FATO NADA, absolutamente NADA, havia mudado.
Ao mesmo tempo, em outro lugar, amigos de amigos não tinham para quem telefonar!
Pessoas solitárias e depressivas receberam o mesma alerta, reforçando a desesperança! E os pacientes psicóticos? Muitos deles tem celular. Como será que reagiram?
A pergunta que não quer calar: será que temos condições emocionais para lidar com o caos?
A partir do momento, que um órgão de confiança nacional emite um alerta de perigo extremo, o pânico está instalado. E como manejar, coletivamente, o pânico causado? Minimamente, removendo o alerta no minuto seguinte!!! Mas, não foi isso o que aconteceu. Milhares de pessoas foram atingidas e tiveram sua saúde emocional afetada.
Será, pertinente, pensarmos em uma espécie de 0800 voltado para fenômenos que possam causar, emergências emocionais privadas e coletivas?
Outras questões: qual a intenção de quem está por trás disso? Será uma pessoa ou um grupo de pessoas? Qual a patologia social que estamos vivendo? Por que causar pânico aos outros pode ser prazeroso?
A dinâmica psicológica de indivíduos que sentem prazer gerando pânico, é complexa. Indivíduos com traços de personalidade antissociais, psicopatia e sadismo podem estar envolvidos em muitos desses fenômenos.
A grosso modo, a sensação de controle e poder sobre os outros gera no cérebro, uma liberação intensa de dopamina e adrenalina, trazendo excitação e muito prazer a esses indivíduos.
E se o falso alerta partiu de um grupo de pessoas que compartilham das mesmas idéias, isso pode gerar uma sensação de união e reforçar o elo entre eles.
Enfim, e se eu fosse trazer Jung para a nossa conversa eu falaria sobre o sonho que tive com alienígenas, dias antes. Mas, deixemos isso para outro momento.
Quero finalizar, reforçando que a educação e o ambiente que cresecm as nossas crianças, são fundamentais para “produzirmos” uma sociedade saudável, mais humana, solidária, empática e generosa.
Com esperança e sonho, Daya.









