O professor Paulo Augusto Castagna, pesquisador do Instituto de Artes Universidade Estadual Paulista (IA/ Unesp), nos informa a publicação de seu artigo “Disponibilização pública de um manuscrito centenário: Música e musicistas (1922), por José de Athayde Marcondes (1863-1924)” na revista eletrônica da ANPPOM-Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música denominada Opus (volume 29, 2023).
Segundo Paulo Castagna sobre a obra: “Trata-se de um estudo de suma relevância para a pesquisa musicológica na atualidade e a compreensão do seu significado no panorama das obras brasileiras e portuguesas de referência sobre música publicadas no período de vida do autor”.
Para que fosse possível a disponibilização pública da histórica obra de Athayde, Castagna inicialmente trabalhou na realização do exame físico e na reprodução fotográfica do documento na instituição custodiadora, o Centro de Memória Barão Homem de Mello de Pindamonhangaba (Palacete 10 de Julho). “Esta ação foi precedida da investigação de sua gênese, a partir das informações históricas disponíveis e da comparação com outras obras do mesmo autor e com livros semelhantes em língua portuguesa”, conta.
Concluindo, Castagna revela: “’Música e musicistas‘ foi a mais completa obra sobre o assunto até então escrita no Brasil, sendo, ainda hoje, uma fonte significativa para a pesquisa da atividade musical no país (especialmente no estado de São Paulo), por conta da inclusão de verbetes sobre muitos compositores e intérpretes que não foram considerados em publicações similares em língua portuguesa”.
O artigo que a revista Opus acaba de publicar sobre o assunto encontra-se disponível no link http://dx.doi.org/10.20504/opus2023.29.20
Imagens do manuscrito nos foram disponibilizadas pelo pesquisador em https://archive.org/details/musica-e-musicistas-1922
Enquanto dicionário (fonte relevante para a pesquisa da atividade musical no Brasil, em São Paulo e no Vale do Paraíba), o manuscrito tem os seus verbetes comparados com similares nas mais antigas obras de referência brasileira sobre musicistas, como o dicionário de Letícia Pagano (1951) e a primeira edição da Enciclopédia da Música Brasileira (1977).
O professor e pesquisador Paulo Castagna possui competência comprovada por entidades e mídias acadêmicas e atestada por perfis e referências. Seu currículo pode ser acessado pelo endereço https://paulocastagna.com/
Em 2015, o professor pesquisador da Unesp-Universidade Estadual Paulista já havia concluído outro trabalho relacionado a musicista pindamonhangabense, o maestro João Antonio Romão (1878-1972). Quando então foi autor de minuciosa pesquisa e restauração, com o auxílio de familiares do músico e compositor, de seu acervo musical incluindo biografia, composições e a restauração de fotos antigas e partituras (Laboratório de Conservação, Arquivologia e Edição Musical da Unesp).
Pesquisa que concluída foi endereçada a instituições afins (Centro de Memória Barão Homem de Mello) e divulgada na mídia (foi assunto desta Página de História, edição de 14/7/2015). A biografia desse ilustre maestro da Corporação Musical Euterpe, que segundo Castagna foi “testemunho de três fases da música católica no Vale do Paraíba Paulista”, também foi postada por ele na Wikipédia.
Nessas suas pesquisas, Castagna andou servindo-se dos arquivos de nossa Tribuna do Norte. Tornou-se assíduo visitante do jornal onde vinha debruçar-se sobre suas edições centenárias. Desfrutou desse “garimpo” incansável e reconfortante em que mesmo uma minúscula pepita de achado faz reluzir de satisfação a alma do pesquisador…