Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Simulado de acidente na rotatória João do Pulo é realizado com sucesso

Divulgação. A iniciativa também é uma das exigências para que Pindamonhangaba conquiste o título de Cidade Resiliente pela ISO,
corroborando com a Smart City

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil, realizou, na manhã de quinta-feira, dia 27 de julho, o Exercício Simulado do Plano de Contingência de Pindamonhangaba.


Trata-se da simulação de um acidente de trânsito com vítima e vazamento de produto químico, que foi realizado na rotatória “João do Pulo”, que ficou com o trânsito impedido nos seus 4 acessos.


De acordo com o diretor da Defesa Civil de Pindamonhangaba, Michel Cassiano, a realização do simulado é uma exigência para que o PlanCon – Plano de Contingência de Pindamonhangaba seja validado, ao lado da audiência pública, já realizada anteriormente. No Vale do Paraíba, contam com o PlanCon apenas as cidades de Aparecida, Campos do Jordão e São José dos Campos. A iniciativa também é uma das exigências para que Pindamonhangaba conquiste o título de Cidade Resiliente pela ISO, corroborando com a Smart City.

O prefeito Dr Isael Domingues e a presidente do FSS, Dra Cláudia Maria Domingues, assistiram o simulado


O exercício simulado foi realizado em conjunto com os órgãos oficiais de resposta a emergências que atuam no município, além de algumas iniciativas particulares, como a Brigada da Novelis e bombeiros civis. São eles: Corpo de Bombeiros, Policia Militar Rodoviária, DER, Defesa Civil, SAMU, Departamento de Trânsito e GCMs.


O Plancon foi elaborado para o atendimento das ocorrências de processos de estiagem, geológicos ou hidrológicos, correlatos do município de Pindamonhangaba. O Plano de Contingência Municipal estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos, direta ou indiretamente na resposta às emergências e desastres relacionados a estes eventos, conforme disposto na Lei Federal 12.608 de 2012.


O prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, destacou o investimento em segurança pública, trânsito e defesa civil. “A cidade vem crescendo e se desenvolvendo de forma acelerada e precisamos ter equipes qualificadas para dar todo o suporte necessário a ocorrências que podem vir a acontecer. Por isso, esse treinamento é fundamental para estabelecermos procedimentos de segurança e formas de agir com rapidez e sucesso no socorro às vítimas, zelando pela preservação da vida”, afirmou.


O responsável pelo evento e diretor de Defesa Civil Michel Cassiano ficou satisfeito com o resultado do exercício simulado. “Sou grato a todos que contribuíram para o sucesso deste exercício, todas as entidades oficiais de segurança pública de Pindamonhangaba, Defesa Civil, GCM, Trânsito, D.E.R, SAMU, Bombeiros Civis Novelis, Polícia Rodoviária, Exército, Polícia e Bombeiros Militares, todos mostraram que estão realmente preparados para atuar frente a um desastre que possa ocorrer em nosso município. Feliz demais com o resultado do exercício de simulado PlanCon”, comemorou.

O Plancon foi elaborado para o atendimento das ocorrências de processos de estiagem, geológicos ou hidrológicos, correlatos do município de Pindamonhangaba

Fotos: Divulgação

loader-image
Pindamonhangaba, BR
15:15, pm, julho 22, 2024
temperature icon 28°C
céu limpo
Humidity 23 %
Wind Gust: 11 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 54

Tribuninha N° 54

19 de julho de 2024
Edital 10115

Edital 10115

19 de julho de 2024
Edição 10115

Edição 10115

19 de julho de 2024

Categorias

Redes Sociais