Realizada por força da Lei Municipal nº 6.531/2022, de 12 de abril de 2022, e do Requerimento nº 1.204/2024, ambos de autoria do vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu na noite da terça-feira, dia 30 de abril, no Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira”, a Sessão Solene comemorativa ao “Dia Municipal do Metalúrgico e da Metalúrgica”.
A solenidade foi presidida pelo vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela e teve a participação do Presidente do Poder Legislativo Municipal, vereador Norberto Moraes, da vereadora Regina Célia Daniel Santos – Regininha e dos vereadores Carlos Eduardo de Moura – Magrão, Felipe Guimarães Silva Figueiredo – Prof. Felipe Guimarães, José Carlos Gomes – Cal, Júlio César Carneiro de Souza – Julinho Car e Rogério Ramos.
A sessão solene foi aberta com o pronunciamento de saudação do vereador Herivelto Vela. Em seguida, houve a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e de Pindamonhangaba e, logo depois, foi concedida a palavra ao orador oficial da noite, o senhor Célio da Silva Júnior.
Orador oficial: “1º de maio deve ser de lutas e conquistas”
Em seu discurso, Célio da Silva Júnior lembrou que “já são 23 anos de atuação no ramo metalúrgico e sempre com o apoio da minha família”. Ele disse que “nesta luta incessante temos que reconhecer o dia 1º de maio como o dia do trabalhador, que é marcado pelas lutas e conquistas e por aqueles que dedicam a sua vida e o seu trabalho em prol do desenvolvimento da Nação”.
Célio Júnior observou que “todos buscamos sempre condições dignas de trabalho e no Brasil, a data é especialmente significativa, ou seja, é uma oportunidade para refletirmos sobre as conquistas alcançadas no País como os direitos da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) de 1943 com férias remuneradas, jornada de trabalho regulamentada, pagamento de horas extras, entre outros”.
O orador oficial finalizou seu pronunciamento afirmando que “o dia do trabalhador nos lembra de continuarmos lutando por uma sociedade mais justa e igualitária, mesmo que ainda enfrentemos desafios como as desigualdades salariais, a informalidade e a precarização do trabalho. Portanto, nesse dia do trabalhador, renovemos o nosso compromisso com a justiça social, a solidariedade e com os direitos trabalhistas”.
Homenagens
Após o pronunciamento do orador, a Câmara de Pindamonhangaba promoveu a entrega das honrarias aos profissionais da área de metalurgia do município. Os ‘Diplomas de Honra ao Mérito’ da Casa Legislativa foram entregues às seguintes personalidades: Deolindo Luiz de Oliveira Neto, Edmar Francisco Simão, Ernesto José da Silva Ribas – Ribão, Jone Wilian Souza Reis, José Nildo da Silva, Marcelo Bittencourt Nogueira, Marcos Aurélio Prudente dos Santos, Nilson da Conceição Silva, Rafaela Céli Silva de Almeida e Thomas Henrique Martins Pena.
Encerramento
No encerramento da Sessão Solene em comemoração ao “Dia Municipal do Metalúrgico e da Metalúrgica”, o presidente da Mesa Diretora, vereador Herivelto Vela, agradeceu a todos os presentes e, em especial, aos homenageados, que dignificam a categoria com seu empenho, dedicação e trabalho pela construção do desenvolvimento da cidade.