A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, em parceria com o Shopping Pátio Pinda e Grupo Cine, promoveram no último dia 16 o evento “Despertando a sociedade para a saúde do cérebro”, organizado pelo Método Supera de Pindamonhangaba e a Associação Brasileira de Gerontologia. Dezenas de pessoas participaram do evento que foi gratuito e aberto ao público.
O evento, que foi transmitido no cinema do Shopping Pátio Pinda, contou com a participação de pesquisadores e especialistas que são referência nacional nas áreas de neurologia cognitiva, gerontologia, neuropsicologia, saúde pública e de outras áreas de interface com a promoção do envelhecimento ativo e saudável.
A programação foi composta por palestras, workshops e atividades interativas que abordaram tópicos como a neuroplasticidade, a importância da alimentação e do estilo de vida saudável para a função cerebral, estratégias para melhorar a memória e a concentração, além de informações sobre as doenças neurológicas.
“Os exercícios para o cérebro ajudam a reduzir o risco de doenças degenerativas, como a demência. Portanto, conhecer e prevenir são ações aliadas para desenharmos políticas públicas voltadas para a sociedade”, disse a diretora da Pessoa com Deficiência, Letícia Pedroso. “Acreditamos que a informação é a chave para a prevenção de doenças e para a promoção de um envelhecimento saudável”, finaliza.
Já o advogado da Comissão de Direitos Humanos da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Pedro de Araújo Melo Alves da Cruz, afirmou que essa foi “uma oportunidade ímpar à população: conhecimento sobre saúde mental com a magia do cinema!”.