Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Sebrae-SP abre inscrições para o Empretec em Pinda

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realiza com o Sebrae-SP, o seminário Empretec – o maior evento de formação empreendedora no mundo, e que integra o Programa ‘Mais Pinda’.

A capacitação vai ocorrer entre os dias 1 e 5 de dezembro, das 8 às 18 horas, na sede da Acip – Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba, e oferecer uma experiência completa de imersão presencial voltada ao desenvolvimento do comportamento empreendedor. Durante cinco dias intensos, os participantes serão desafiados em atividades práticas que estimulam características como iniciativa, planejamento, persistência, busca de oportunidades e autoconfiança.

Para participar, é preciso ter disponibilidade durante todo o período de imersão e do seminário, Cnpj ativo em Pindamonhangaba como MEI, ME ou EPP, mais de 18 anos, e ser aprovado na entrevista. Além disso, é obrigatório participar do pré-seminário online, que acontecerá entre 26 e 30 de novembro. O período de inscrição é até 18 de novembro.

Sobre o Empretec
Principal programa de formação de empreendedores do mundo e implantado com exclusividade pelo Sebrae no Brasil, o Empretec foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é aplicado em 40 países. A iniciativa tem como proposta auxiliar quem já tem ou pretende abrir um negócio próprio tanto na construção quanto na consolidação de uma identidade empreendedora robusta. Ao longo de 60 horas de capacitação e 5 dias de imersão, as pessoas participantes terão a chance de conhecer e colocar em prática as 10 características inerentes ao comportamento empreendedor.

Durante o curso presencial, as pessoas participantes são desafiadas em atividades práticas tendo como base os seguintes aspectos comportamentais: busca de oportunidades e iniciativa; persistência, disposição para correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; empenho em procurar informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos, independência e autoconfiança.

Com esse modelo, empreendedoras e empreendedores se auto avaliam, identificam seus pontos fortes e fracos e, novamente, são instigados a adotarem uma postura que reforce suas potencialidades e corrija suas fraquezas. A mudança comportamental se reflete direta e imediatamente nos resultados tanto pessoais quanto empresariais.

“É uma alegria imensa para o Sebrae realizar a primeira turma do Empretec em Pindamonhangaba, em parceria com a Prefeitura, dentro do projeto ‘Mais Pinda’. Esse programa é uma verdadeira virada de chave para quem empreende — uma experiência intensa e transformadora que desperta o potencial, amplia a visão de negócio e fortalece a confiança de cada participante. Essa conquista marca um passo importante no fortalecimento do empreendedorismo local. Ver o poder público investir diretamente no desenvolvimento de quem faz a economia acontecer é um grande exemplo de compromisso com o crescimento, a inovação e o futuro de Pindamonhangaba”, disse a gerente regional do Sebrae-SP em Guaratinguetá, Juliana Chehouan.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba, Marcelo Martuscelli, afirmou que “o Empretec representa mais do que uma capacitação, é uma oportunidade para o empreendedor enxergar seu verdadeiro potencial e transformar talento em resultado”. De acordo com ele, “em parceria com o Sebrae, a Prefeitura de Pindamonhangaba segue empenhada em estruturar redes de capacitação e incentivar o desenvolvimento dos negócios locais, fortalecendo nossa economia e qualificando o empreendedor da nossa cidade”, completou o secretário.

Sobre o ‘Mais Pinda’
Estruturado a partir de um mapeamento das necessidades e potencialidades relacionadas ao empreendedorismo em Pindamonhangaba, o programa identifica as oportunidades de expansão das esferas econômicas municipais, bem como permite a um só tempo a estruturação de eixos de atuação específicos e a criação de jornadas de conhecimento adequadas às demandas da população.

Os esforços coletivos de governanças públicas, gestores privados e segmentos da sociedade civil permearam a construção do “Mais Pinda”, possibilitando, assim, o alinhamento da iniciativa conforme os interesses do município. Além disso, o projeto engloba premissas como a criação de medidas condizentes às particularidades do empreendedorismo no território e o estímulo à inovação.

“O programa pretende impactar o desenvolvimento de Pindamonhangaba, fortalecendo os negócios locais, contribuindo para a geração de renda, para o emprego e para a riqueza, aumentando sua atratividade e competitividade. No contexto social, as capacitações e a formação empreendedora preparam as pessoas a transformarem suas vidas e a de suas famílias, promovendo a inclusão social e o desenvolvimento humano. E no contexto cultural, a iniciativa valoriza a identidade local, especialmente nos setores de gastronomia e turismo, e fomenta uma cultura de inovação e cooperação entre os empreendedores”, explicou o analista de negócios do Sebrae-SP, Luis Prado.

Dessa maneira, os objetivos do “Mais Pinda” consistem em aumentar a competitividade e a produtividade dos pequenos negócios, promover a inovação e a adoção de novas tecnologias, fortalecer as cadeias produtivas locais (especialmente nos setores de gastronomia, indústria, varejo e turismo), incentivar o empreendedorismo e a cultura empreendedora em todas as faixas etárias e, por fim, gerar novas oportunidades de negócio e emprego na cidade.

O secretário Marcelo Martuscelli explicou que “o ‘Mais Pinda’ é um movimento de transformação que conecta pessoas, ideias e oportunidades. Por meio da parceria entre a Prefeitura e o Sebrae, e com o empenho da equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estamos fortalecendo políticas de capacitação e fomentando o empreendedorismo local. Neste sentido, com o apoio e a visão do prefeito Ricardo Piorino, Pindamonhangaba avança na construção de uma cidade mais competitiva, inovadora e preparada para gerar emprego e renda para sua população”.

Para Juliana Chehouan, “com o ‘Mais Pinda’, o Sebrae e a Prefeitura dão um passo importante para fortalecer o empreendedorismo local e impulsionar o desenvolvimento econômico da cidade. O programa foi construído de forma colaborativa, ouvindo as demandas e entendendo as potencialidades do município, para oferecer soluções sob medida aos setores de gastronomia, indústria, varejo e turismo. Mais do que um projeto, o ‘Mais Pinda’ é um movimento que une poder público, iniciativa privada e sociedade civil em torno de um mesmo propósito: gerar oportunidades, estimular a inovação e valorizar a identidade empreendedora de Pindamonhangaba. Estamos muito orgulhosos dessa parceria e certos de que ela trará resultados duradouros para os negócios e para as pessoas”, destacou.

  • Pré-inscrição pelo link: https://forms.office.com/r/76MeH8Bhsb
  • Entrevista: após a inscrição, você receberá o link para realizar sua entrevista individual online (etapa de seleção).
  • Confirmação: se aprovado na entrevista, você receberá a confirmação da sua participação no pré-seminário (online).
  • Imersão: após o pré-seminário online, uma imersão presencial e exclusiva na Acip Pindamonhangaba (5 dias de capacitação).
loader-image
Pindamonhangaba, BR
07:40, am, novembro 14, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Edital 10367

Edital 10367

14 de novembro de 2025
Tribuninha N° 112

Tribuninha N° 112

14 de novembro de 2025
Edição 10367

Edição 10367

14 de novembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio