Em tempos de cuidados e prevenção contra a dengue, surge a preocupação: os pets também pegam a doença? O estudante do 6º semestre de veterinária da Unitau, Guilherme França, que também trabalha na Clínica Sassaki de Pindamonhangaba, informa que os animais não desenvolvem a dengue. “Os pets não podem pegar dengue, apesar de serem sim picados pelo mosquito. O sistema imunológico deles reage de forma diferente ao vírus e por isso também não transmitem a doença”, explica.
Mesmo com a boa notícia, é preciso ficar atento e deixar o pet protegido, pois há outras doenças que o animalzinho pode pegar. “Existem sim doenças transmitidas aos pets por outros tipos de mosquitos, dentre elas a Leishmaniose e a Dirofilariose, mas é importante lembrar que nenhuma delas é transmitida pelo Aedes aegypti para o animal”, orienta Guilherme.
Como proteger o seu pet:
Uso de repelentes: Há produtos específicos para os animais, que podem ser encontrados em clínicas veterinárias e lojas especializadas.
Usar coleiras antipulgas, carrapatos e mosquitos que repelem insetos e parasitas.
Outro ponto importante é fazer a troca regular de água do potinho do pet e deixar sempre limpos os potes e brinquedos que possam acumular água parada. Esses cuidados protegem nossos melhores amigos e também a nós dos possíveis focos do mosquito Aedes aegypti.