Será inaugurada no próximo dia 16 de agosto, às 16h, no Centro Social Salesiano de Pindamonhangaba, localizado à rua São João Bosco, 727, no bairro de Santana, a réplica da Casa de São João Bosco, sacerdote e educador do século XIX, mas sempre atual nos dias de hoje e reconhecido pela Igreja Católica como Pai e Mestre dos adolescentes e dos jovens.
A casa, que reproduz fielmente, por dentro e por fora, a habitação camponesa onde o santo, nascido em 16/08/1815, viveu até os 14 anos, quando saiu para iniciar seus estudos na cidade, agora integra o Roteiro do “CAMINHO DA FÉ”. Este caminho parte de Águas da Prata, passa por Campos do Jordão, e agora inclui Pindamonhangaba, antes de chegar em Aparecida.
A casa original encontra-se nos “Becchi”, um lugarejo no norte da Itália, na região do Piemonte, em uma “fração” atualmente chamada de “Colle Don Bosco”. Foi em um pequeno quarto dessa casa que Joãozinho Bosco, aos nove anos, teve um sonho profético que se repetiu muitas vezes ao longo de sua vida, norteando sua vocação para o sacerdócio e para o serviço dos adolescentes e jovens que viviam abandonados pelas ruas de Turim, no norte da Itália, em pleno início da revolução industrial no século XIX.
A construção da réplica insere-se em uma proposta de Educação Ambiental na Obra Salesiana de Pindamonhangaba. Localizada no centro da cidade, essa obra possui uma área verde de 79.000m², com animais, um lago, horta e muitas árvores, tudo com a Serra da Mantiqueira como pano de fundo, em um lugar de rara beleza. Ao mesmo tempo, a construção celebra os “200 anos do Sonho dos 9 anos”, que se completam em 2024.
Os Salesianos de Pindamonhangaba atendem atualmente mais de 700 crianças, adolescentes e jovens, através de programas sociais de contraturno escolar, iniciação profissional, cursinho preparatório para o vestibular, escuta especializada (atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência), escolinha de futsal e de futebol, além de outras atividades esportivas como canoagem e taekwondo.
O evento de inauguração da réplica da Casa dos Becchi contará com a entronização no espaço de uma relíquia do Santo (de primeiro grau), uma apresentação teatral retratando os principais fatos vividos por Dom Bosco na casa (como sua orfandade de pai aos dois anos, o sonho dos 9 anos, sua habilidade em atrair colegas como saltimbanco, e sua difícil realidade familiar). Haverá também um show musical da dupla Pedro Vitor & Mariana (ex-alunos salesianos), espetáculo de luzes, e visita aos espaços da casa.
A reprodução da casa, com toda a riqueza de detalhes, é obra do engenheiro agrônomo, pedreiro e artista Leandro Musetti, com seu ajudante José Sergiano.