Durante a estadia nos Emirados Árabes, para a COP 28 – 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), a convite do ICLEI América do Sul, os representantes de Pindamonhangaba tiveram a oportunidade de conhecer a sede do grupo BEEAH, considerado o prédio mais sustentável do mundo. O prefeito Dr. Isael Domingues e a secretária de Meio Ambiente Maria Eduarda San Martin integraram um grupo de brasileiros coordenado pela ABREN – Associação Brasileira de Recuperação Energética, nesta terça-feira (5).
A sede do Grupo BEEAH em Sharjah, Emirados Árabes Unidos, é alimentada por painéis solares e equipada com tecnologias de última geração para operações nos padrões LEED Platinum. A sede foi projetada por Zaha Hadid Architects (ZHA) para atingir emissões líquidas zero e tem estratégia baseada em dois pilares: sustentabilidade e digitalização. O BEEAH Group trabalha em seis setores-chave que incluem gerenciamento de resíduos e reciclagem, energia limpa, consultoria ambiental, educação e mobilidade verde.
A sede da BEEAH, de 9.000 m², tem sustentabilidade como foco central, com uma alta porcentagem de materiais adquiridos localmente e está equipada com tecnologias prontas para o futuro a fim de permitir operações nos padrões LEED Platinum com emissões líquidas zero e consumo mínimo de energia. Painéis de fibra reforçada com vidro reduzem o ganho solar enquanto o resfriamento de placas e vidros regulam as temperaturas internas para um conforto ideal. O tratamento de água no local filtra as águas residuais para minimizar o consumo e seu parque solar carrega as baterias Tesla para atender à demanda de energia do edifício ao longo do dia e da noite.
A experiência do funcionário, por sua vez, inclui caminhos individuais, um concierge virtual, salas de reunião inteligentes e um aplicativo complementar que automatiza as tarefas do dia-a-dia. O sistema de gestão inteligente da edificação ajusta automaticamente a iluminação e a temperatura dependendo da ocupação e da hora do dia. As salas também estão equipadas para cenários de trabalho remotos e híbridos com poderosas ferramentas de colaboração.
Com sua sede, BEEAH demonstra como a tecnologia pode dimensionar o impacto sustentável e, em última análise, servir como um modelo para as cidades inteligentes e sustentáveis do amanhã.
Para a secretária de Meio Ambiente, essa foi uma das muitas grandes oportunidades de contato com inovações. “Na visita de hoje, pudemos conhecer uma edificação que foi construída para ser sustentável e a BEEAH nos apresentou o masterplan de ocupação do entorno com um espaço funcional e que respeita o meio ambiente. Foi interessante ver que a Secretaria de Meio Ambiente de Pinda possui ações que se correlacionam com o que vimos, pois contratamos recentemente a GCB BRASIL para dar treinamento aos nossos técnicos sobre a certificação LEED e como conquistá-la. Isso deve auxiliar tanto a Secretaria de Meio Ambiente quanto a Secretaria de Obras e Planejamento a desenvolver melhores projetos sob a ótica sustentável”, relatou Maria Eduarda San Martin. “Além disso, assim como a empresa realizou primeiro o masterplan da cidade futura do entorno, nós também realizamos dois masterplan como nossos desejos do Parque da Cidade e da Juventude”, completou.