Pindamonhangaba agora conta com um novo atrativo para o turismo religioso: a Réplica da Casa de São João Bosco, instalada no Centro Social Salesiano. Este espaço já começou a atrair visitantes e integra o Roteiro do “Caminho da Fé”, que se inicia em Águas da Prata, passa por Campos do Jordão e agora inclui Pindamonhangaba antes de seguir para Aparecida.
A réplica foi projetada pelo engenheiro agrônomo, pedreiro e artista Leandro Musetti, com a ajuda de José Sergiano. Ela reproduz com riqueza de detalhes a casa onde Dom Bosco nasceu em 16 de agosto de 1815 e viveu até os 14 anos, antes de partir para estudar na cidade. A casa original está localizada nos “Becchi”, uma pequena localidade no norte da Itália, na região do Piemonte.
Este local é significativo, pois foi em um pequeno quarto dessa casa que Joãozinho Bosco, aos nove anos, teve um sonho profético que guiou sua vocação para o sacerdócio e o serviço aos jovens e adolescentes que viviam abandonados nas ruas de Turim durante o início da Revolução Industrial, na década de 1800.
A construção da réplica faz parte de um projeto de Educação Ambiental na Obra Salesiana de Pindamonhangaba, que possui uma vasta área verde de 79.000 m², com animais, um lago, horta e muitas árvores, além da belíssima Serra da Mantiqueira ao fundo. A inauguração deste atrativo turístico celebra os 200 anos do Sonho dos 9 Anos, completando-se em 2024.
O atual diretor do Salesianos de Pindamonhangaba, Padre Agnaldo Soares Lima, convida toda a população do Vale do Paraíba a conhecer e divulgar esse espaço contemplativo. As visitas estão abertas todas as terças-feiras (14h às 17h), quartas-feiras (9h às 11h), sextas-feiras (19h às 21h), sábados (14h às 17h) e aos domingos em dois períodos (9h às 11h e 15h às 17h). Para mais informações, os interessados podem ligar para (12) 3643-2239.