
A Rede de Apoio à mulher vítima de violência “Flor de Lótus” continua desenvolvendo o trabalho em muitas frentes, com o objetivo de unir esforços para o enfrentamento dessa problemática.
Um desses parceiros é a Secretaria Municipal da Família, Mulher e Direitos Humanos, da Prefeitura de Pindamonhangaba, que, em conjunto com a Delegacia de Defesa da Mulher, idealizou essa rede para receber e oferecer apoio às mulheres vítimas de violência.
A diretora do Departamento da Mulher e Família, Luciana Simonetti, salientou que a secretaria recebe muitas mulheres que passam por situações de violência. “Fazemos os encaminhamentos necessários, seja para a Delegacia da Mulher, para o CRAS ou para os departamentos de assistência à mulher e família. Então, esse fluxo acontece de forma eficaz. A rede trabalha coletivamente em defesa das mulheres”, enfatizou a diretora.
Luciana ainda evidenciou que são muitas as instituições ligadas à Rede Flor de Lótus, recebendo as mulheres vítimas de violência, como os CRAS, CREAS, postos de saúde e a Santa Casa de Pindamonhangaba. “Nestes e em muitos outros locais, as mulheres são orientadas para os caminhos que devem ser seguidos, com apoio e assistência”, disse.
A Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos foi criada em março de 2023 e tem à frente o secretário João Carlos Ribeiro Salgado. Está localizada na Rua Dr. Gustavo de Godoy, número 536, em Pinda.
Segundo informações da delegada da Delegacia de Defesa da Mulher, Angela Aguiar, a Rede é coesa e solidificada, reunindo outros representantes de todos os segmentos envolvidos no processo de proteção da vítima.