
Fica muito mais fácil estar atento às novas demandas do mercado e as mudanças sociais quando se está a par dos acontecimentos e transformações, além de saber em quais cursos e áreas investir para crescer na carreira e se tornar um profissional requisitado.
Segundo informações divulgadas pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa média de desemprego no Brasil foi de 8% em 2023. Isso indica que a média anual de desempregados ficou em 8,5 milhões de pessoas.
Quando existe uma taxa de desemprego elevada, como é o caso atual, o número de pessoas em busca de emprego também aumenta, fazendo com que a concorrência no mercado de trabalho seja muito grande. Por isso é tão importante se atualizar na área, apostar em especializações e turbinar o currículo. Afinal, destacar-se no mercado significa conseguir novas oportunidades de emprego mesmo diante de um cenário pouco favorável.
Ter uma qualificação é também estar atualizado sobre o mercado e preparado para diversas situações. Além disso, fazer um curso, seja ele de graduação, pós-graduação, ou até mesmo profissionalizante, é fundamental para que seu currículo se destaque entre tantos outros. Afinal, muitas vezes, além da experiência, títulos e capacitações são de extrema importância para quem está contratando profissionais.
Se você quer conseguir novas oportunidades na sua carreira, investir em algum tipo de qualificação sempre é uma saída interessante. Assim, a cada dia você estará mais atualizado sobre as novidades do mercado em que você está inserido e com alto nível de conhecimento sobre, inclusive, as funções mais complexas do seu ramo de atuação.