Como psicólogo escolar, tenho presenciado o poder transformador do apoio socioemocional na vida dos alunos. Aqui, nas escolas da nossa região, é evidente como as questões emocionais e sociais desempenham um papel crucial não apenas no desempenho acadêmico, mas também na qualidade geral de vida dos estudantes.
Estamos presentes nas escolas para oferecer um espaço seguro e acolhedor, onde os alunos possam expressar livremente seus sentimentos, preocupações e desafios. Além disso, como psicólogos escolares, atuamos como parceiros essenciais da comunidade escolar. Trabalhamos em estreita colaboração com professores, pais e funcionários para identificar e abordar as necessidades emocionais e sociais dos alunos.
Por meio de programas de prevenção, workshops educativos e suporte contínuo, buscamos fomentar uma cultura escolar que valorize a saúde mental e o bem-estar de todos.
Entendemos que ao investir no desenvolvimento socioemocional dos alunos, estamos investindo em seu sucesso a longo prazo. Alunos que se sentem apoiados emocionalmente tendem a se engajar mais ativamente na aprendizagem e a estabelecer relacionamentos mais saudáveis. Além disso, o suporte emocional adequado pode contribuir para a redução do absenteísmo escolar, o aprimoramento da resolução de conflitos e a criação de um ambiente escolar mais positivo e inclusivo para todos os envolvidos.
Estamos comprometidos em continuar trabalhando em estreita colaboração com todas as partes interessadas da comunidade escolar, para criar um ambiente onde cada aluno se sinta valorizado, respeitado e capacitado a prosperar.
Oberdan Papa Alcântara é psicólogo e atua na rede pública de ensino