Tatiana Santos
Depois de 5 meses de dedicação, nota-se que o papel do psicólogo escolar é fundamental nos bastidores da escola, ou seja, seu trabalho deve ser realizado em colaboração com todo o corpo docente, principalmente com os alunos. No início, houve uma intensa observação desses bastidores, o que permitiu a construção do projeto do psicólogo nas escolas ao longo dos dias, com experiências surpreendentes no ambiente escolar. Estar nesse contexto me fez lembrar dos meus tempos de escola e das diversas dificuldades enfrentadas pelos alunos, que muitas vezes não são interpretadas como problemas de saúde mental, mas erroneamente como questões comportamentais. Além disso, ao observar a situação dos professores e diretores, percebi a falta de suporte emocional a esses profissionais.
Dentro dessa visão, comecei a elaborar um projeto, um plano de atividades para cada instituição visitada e espero contribuir de maneira positiva nesse desafio. Identifiquei alguns pontos importantes e elaborei algumas estratégias para este ano.
Passo inicial: Auxiliar na reflexão da identidade do sujeito como profissional e estudante, buscando um propósito mais relevante em suas atividades na instituição.
Próxima etapa: Promover atividades de conscientização com os colaboradores e professores em relação à identificação de situações críticas em alunos específicos e como agir diante disso.
Passo três: Investir na motivação é um elemento essencial para aumentar a eficiência dos estudantes e atingir metas da instituição dentro do contexto educacional.
Por fim, compartilho minha primeira opinião, afirmo que o desafio será grande, mas atuar com dedicação é o que me motiva, e sinto gratidão por ter a chance de contribuir para a saúde mental nas escolas.