No dia do exame, os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia e fechados às 13 horas, pontualmente. Comum a todos os cursos, a prova contará com uma redação e 54 questões objetivas, cada uma com cinco alternativas.
A redação vale 100 pontos e avaliará a capacidade de desenvolver e organizar as ideias. O texto deve ser dissertativo ou narrativo, na modalidade culta da língua portuguesa.
Já as questões objetivas são divididas da seguinte forma:
40 questões sobre o núcleo comum do Ensino Médio, com 5 questões para cada disciplina: Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês.
5 questões de raciocínio lógico.
9 questões multidisciplinares, que articularão conhecimentos das disciplinas do Ensino Médio para a solução de situações-problema.
Exame
Para o dia de prova, o candidato deve prestar atenção às seguintes orientações:
Conferir o endereço do local de prova e o número de inscrição no processo seletivo, além de chegar com uma hora de antecedência onde fará o exame.
Levar um documento de identidade original com foto, caneta preta ou azul, lápis e borracha.
Permanecer na sala até, no mínimo, às 15h30. Após esse horário será permitido levar o caderno de questões.
Neste Vestibular das Fatecs, a novidade para o dia de avaliações é a implementação da identificação por biometria digital e facial, somada à apresentação do documento de identidade. A etapa faz parte dos processos adotados para garantir segurança e lisura na aplicação do exame pela banca organizadora, o Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan).
Na internet é possível consultar a Portaria e o Manual do Candidato, que detalham as normas do Vestibular das Fatecs.