Os vereadores do município retornaram ao Plenário “Dr. Francisco Romano de Oliveira” na terça-feira, dia 29 de outubro, para a promoção e realização da 37ª sessão ordinária do ano. A Ordem do Dia teve 2 Projetos listados e a votação ocorreu de forma tranquila, com a participação de todos os parlamentares. Por unanimidade, os projetos foram aprovados. Diversos requerimentos, moções e indicações também foram lidas, discutidos e aprovados.
Tradições das Raízes de Matrizes Africanas
O Projeto de Lei Ordinária nº 169/2024, do vereador Herivelto dos Santos Moraes – Herivelto Vela, que “Institui e inclui no Calendário Municipal de Eventos, o Dia Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas no Município de Pindamonhangaba, a ser comemorado anualmente no dia 21 de março” foi o primeiro da Ordem do Dia a ser analisado e votado. Por 10 votos, o documento recebeu aprovação do plenário. Assim, o ‘Dia Municipal das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas’ em Pindamonhangaba deverá ser comemorado anualmente no dia 21 de março e cada vereador poderá indicar 01 (um) homenageado ligado às tradições das raízes de matrizes africanas.
Ao justificar a apresentação do projeto, o vereador Herivelto Vela enfatizou que “a referida data seria dedicada a homenagear as tradições e religiões trazidas pelos povos africanos ao Brasil, as quais foram amplamente desenvolvidas em nossa sociedade, e a divulgar a História e Cultura Afro-brasileira, constituindo-se num importante momento de conscientização do necessário respeito à diversidade étnico-racial e de combate ao racismo e à intolerância religiosa em suas diferentes formas de manifestação”. Para o vereador, “é fundamental combater todas as formas de preconceito, que podem se manifestar em discursos de ódio também contra religiões e cultura de matriz africana”.
Cidadão Pindamonhangabense
A seguir na Ordem do Dia, os parlamentares apreciaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 13/2024, do vereador José Carlos Gomes – Cal, que “Concede o Título de Cidadão Pindamonhangabense”. O projeto também foi aprovado por unanimidade. A aprovação permitirá à Câmara, a concessão do título ao Reverendíssimo Senhor Padre Agnaldo Soares Lima, pelos relevantes serviços prestados ao município de Pindamonhangaba.
Biografia
Padre Agnaldo Soares Lima é Sacerdote da Ordem Salesiana de Dom Bosco – SDB e atual Coordenador Nacional da Rede Salesiana de Ação Social – Resas. Ele possui graduação em Teologia pela ‘Università Pontificia Salesiana’ (1986), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (1980), graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (1981) e especialização em Lato Sensu em Educação Social pela Universidade Católica de Brasília (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Medidas Socioeducativas.
Agradecimento
Durante a sessão, os coordenadores, professores e alunos do ‘Projeto Natação do Futuro’ compareceram ao plenário e entregaram certificados de agradecimento e gratidão aos vereadores presentes como forma de reconhecimento pelo apoio ao projeto e seus integrantes. O projeto Natação do Futuro – voltado aos nadadores mirins do município – é idealizado, coordenado e dirigido pela professora de natação, Adreanne Abreu. A Câmara de Pindamonhangaba, por meio de emendas impositivas de diversos parlamentares, apoiou essa iniciativa que oferece uma importante contribuição não apenas ao esporte de Pinda, mas também à formação das nossas crianças. O projeto acolhe e dá suporte às crianças do projeto, aos atletas das equipes de base e principal de natação de Pindamonhangaba.