Seis professoras de Pindamonhangaba, atualmente alunas do Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências da USP (Universidade de São Paulo), acompanhadas pela professora Drª. Sandra Giacomin Schneider e pela secretária Adjunta de Educação, Jucélia Batista, participaram como integrantes da Banca Examinadora dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) da Escola Interação, em Campos do Jordão.
O evento, realizado no dia 8 de novembro, reuniu educadores, alunos e familiares, destacando-se pela diversidade e qualidade das pesquisas apresentadas. Os temas abordados incluíram estilo de vida saudável e sustentabilidade, permitindo explorar questões inovadoras e pertinentes ao contexto educacional contemporâneo. As professoras mestrandas trouxeram suas experiências acadêmicas e profissionais para enriquecer a análise dos trabalhos, contribuindo para o aprimoramento das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos alunos da Escola Interação.
De acordo com a coordenação da escola, a presença das professoras da USP agregou grande valor ao processo avaliativo, proporcionando feedbacks construtivos e destacando pontos de melhoria e potencialidades nos projetos apresentados. Essa colaboração entre diferentes níveis educacionais reflete a importância da troca de saberes e da articulação entre teoria e prática no fortalecimento da educação.
Além disso, a participação das professoras de Pindamonhangaba contribui diretamente para a qualificação do ensino na cidade, ao trazer novas perspectivas e conhecimentos que podem ser aplicados em suas práticas pedagógicas locais. “Foi um momento muito especial, tanto para os alunos quanto para nós, professoras. A oportunidade de participar de uma banca tão bem estruturada, em uma escola com propostas tão relevantes, nos permite ampliar nosso olhar sobre os desafios e as conquistas da educação básica”, comentou uma das professoras mestrandas.
A atividade reforça o compromisso da Escola Interação com a formação integral de seus alunos, ao mesmo tempo em que promove uma importante conexão com o universo acadêmico. Eventos como este evidenciam o papel fundamental da colaboração entre instituições de ensino e profissionais da área, visando à melhoria da educação em todos os seus níveis.