O Prêmio FLUPP de Educação é uma iniciativa criada para reconhecer boas práticas educativas em sala de aula e surgiu como uma oportunidade de reconhecer e agradecer a dedicação dos educadores, proporcionando a eles um momento de reflexão e aprendizagem.
As inscrições estão abertas e vão até o dia primeiro de agosto (quinta-feira dessa semana) e nesta edição há novidades: além de professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, também podem se inscrever os profissionais que atuam no Ensino Médio e estudantes de Licenciaturas e Pedagogia.
Uma das vencedoras – Para saber mais como funciona, conversamos com uma ganhadora que teve seu projeto premiado em 2022: a professora Catarina Camargo dos Santos, que leciona Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia e História para estudantes do Fundamental I (1º ao 5º ano) na Escola Municipal Padre Mário Antônio Bonotti – Redentorista.
O projeto “Nós, leitores e escritores” foi aplicado em 2022 e, à época, Catarina dava aula para o 4º ano. Sua participação foi incentivada pela diretora Elisa Duque, que vislumbrou a potencialidade deste projeto, antes mesmo dela pensá-lo dessa maneira, segundo a própria Catarina nos explicou.
“A ideia surgiu naturalmente, enquanto desenvolvia atividades de leitura e escrita para os estudantes. Costumo levar o Jornal Tribuna do Norte para a sala de aula, pois é um instrumento riquíssimo para se trabalhar e, no início daquele ano, levei um texto enigmático, do Maurício Cavalheiro. Os estudantes amaram a ideia do desafio em resolver o enigma e enviaram as respostas para ele, juntamente com os familiares, de casa, por WhatsApp. Ele ficou feliz com o retorno e, na semana seguinte, continuou o texto enigmático, citando os estudantes da turma. As crianças se sentiram capazes e protagonistas com a visibilidade e marcamos uma visita do Maurício na escola, com os estudantes. Eles se encantaram em conhecer um autor, que lhes motivou e incentivou à possibilidade de escrita. Continuamos as atividades de leitura do jornal e iniciamos a escrita de uma autobiografia, que foi o produto final do projeto, culminando na confecção de um livro, com todos os textos biográficos. Na Mostra de Melhores Práticas, daquele ano, ‘lançamos’ o livro com uma tarde de autógrafos”, contou a professora Catarina Camargo. O prêmio foi uma viagem cultural para Salvador, na Bahia, com acompanhante.
Quem pode participar? Professores e coordenadores pedagógicos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio vinculados à rede pública dos 39 municípios da região do Vale do Paraíba, que sejam maiores de 18 anos, possuam formação superior ou magistério completo e estudantes de Licenciatura, matriculados em instituições reconhecidas pelo MEC, em formato presencial, a partir do 6º semestre, e que tenham desenvolvido projeto de Estágio Curricular Supervisionado em escolas da região do Vale do Paraíba.
Acesse o regulamento e realize a inscrição no site: https://flupp.org.br/premio_flupp/ até o dia 1/9/2024. Quer saber como se inscrever? Acesse: https://youtu.be/mZ7hQD8xblg Em caso de dúvidas, escreva para comunicacao@flupp.org.br.