
O prefeito de Pindamonhangaba, Ricardo Piorino, tem realizado reuniões com representantes de instituições e de empresas do município para esclarecer dados relacionados aos valores do IPTU e da Taxa de Serviço Público de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos (SMRSU).
A primeira reunião aconteceu na última sexta-feira (6), no auditório da Prefeitura, com a presença de representantes de indústrias e empresas da cidade. A segunda foi realizada na segunda-feira (9), na sede da Associação Comercial e Industrial de Pindamonhangaba (ACIP), reunindo empresários, principalmente do setor comercial. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Martuscelli, também participou dos encontros.
Durante as reuniões, o prefeito explicou a necessidade de ajustes e correções na Taxa de Resíduos e na atualização da Planta Genérica de Valores (PGV), que estava defasada há 33 anos. Piorino destacou aspectos legais e esclareceu dúvidas dos empresários, ressaltando que a omissão do município poderia resultar em impedimentos para o recebimento de repasses estaduais e federais.
Segundo o prefeito, tanto a PGV — base de cálculo do IPTU — quanto a Taxa de Resíduos estão em revisão. “Tiramos os valores do ar no site da Prefeitura e estamos realizando uma verificação minuciosa das cobranças. Assim que corrigirmos as divergências, os dados serão novamente disponibilizados para consulta e impressão”, afirmou.
Sobre a Taxa de Resíduos, Piorino lembrou que já foi estabelecido um teto para terrenos sem construção e que encaminhou à Câmara um projeto para outras adequações, abrangendo todas as formas de construção. “Estamos nos empenhando nessas questões e vamos chegar a números mais adequados. Empresários e população podem ficar tranquilos”, reforçou.
O prefeito também respondeu questionamentos sobre o estacionamento rotativo, explicando o andamento do processo de licitação para a retomada do serviço e as mudanças previstas para beneficiar os usuários.
Para o presidente da ACIP, Mauro Almeida, o encontro foi positivo. “Foi uma reunião esclarecedora, que tirou dúvidas sobre cobranças, valores e também sobre boatos que circulavam na cidade. Além disso, o prefeito se comprometeu em voltar à ACIP para novas conversas”, avaliou.








