Pessoas com Deficiência (PCDs) e seus familiares participaram, no último final de semana (9 e 10 de dezembro), de eventos inclusivos, que aconteceram no Parque da Cidade e no centro comunitário do Alto do Cardoso, em alusão ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
O primeiro evento, que aconteceu no sábado (9), no Parque da Cidade, contou com diversas atividades, como brincadeiras, música, dança e apresentações culturais. Neste dia, as atividades foram promovidas pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
No domingo, o evento, que foi organizado pelos grupos Mães de Azul e T21 Pinda, com apoio da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, aconteceu na Ambac, no Centro Comunitário do Alto Cardoso, e teve um tema natalino, onde as crianças tinham diversas opções para se divertirem.
A diretora da Pessoa com deficiência, Letícia de Souza, destacou a importância dos eventos para promover a inclusão e a acessibilidade. “Foram dias muito especiais, onde pudemos proporcionar momentos de alegria e descontração para as pessoas com deficiência e seus familiares”, afirmou a diretora. “É importante promovermos ações como essas, para que possamos construir uma sociedade mais inclusiva”, explicou.
Ao final do evento, no sábado, os participantes puderam expressar sua satisfação com a programação. “Estamos nos divertindo muito, amo dançar Hip Hop”, afirmou Thiago Correia de Oliveira, que tem Síndrome de Down. “Eu estou gostando muito de tudo, só poderia ter mais tempo de capoeira, que eu gosto bastante, e ter a balada que eu também gosto”, afirmou Débora Confalone Moreira, também com Síndrome de Down.
Já no domingo, aconteceu uma festa de natal, promovido pelos grupos Mães de Azul e T21 Pinda, que estão à frente dos principais movimentos inclusivos da cidade, e teve diversas atrações como pula-pula, touro mecânico, piscina de bolinha, pintura de rosto, entre outros. As crianças ficaram bastante felizes com a programação que incluiu a visita do Papai Noel e toda sua turma.
O jovem Thiago, mais uma vez expressou felicidade em participar dos eventos. “Parece um sonho! Conversei com Papai Noel, já pedi meu presente, brinquei com os duendes, tirei fotos, estou amando tudo isso”, finalizou.