A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou o PEV (Posto de Entrega Voluntária) do Bairro das Campinas no dia 21 de novembro. A Unidade está instalada em um imóvel de aproximadamente 900 m² de área e possui quatro áreas para caçambas de materiais, além de cinco baias para a separação de materiais recicláveis, como pneus e óleo de cozinha, eletroeletrônicos (pilhas, baterias e lâmpadas), papel, plástico e vidro, ferro, alumínio e cobre, eletrodomésticos e móveis.
Durante a entrega, o representante da comunidade das Campinas, André Leite, agradeceu à Prefeitura pelas benfeitorias no bairro e pediu para a população utilizar o PEV para a entrega de entulho e materiais inservíveis.
O secretário adjunto de Obras e Planejamento, André Salgado, destacou que “se trata de um investimento de aproximadamente R$ 225 mil, que trará diversos benefícios ambientais para a região“.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explicou que o “PEV das Campinas foi construído em um novo modelo, que passará a ser adotado nos próximos PEVs. É um formato sustentável, com área permeável, captação e uso de água das chuvas, ventilação natural, tijolo, telha e chapa ecológica, iluminação natural, iluminação econômica por LED e redutor de vazão de água nas torneiras, além de possuir uma área maior para setor administrativo, cozinha e banheiro”. Ela disse que essas novidades “são fundamentais para a sustentabilidade e também para estimular as pessoas no setor de educação e conscientização ambiental“.
O presidente da Câmara, vereador Norbertinho, informou sobre a importância do PEV para separação de entulhos e materiais reutilizáveis e disse que o local foi estrategicamente escolhido por ser um ponto de fácil acesso a todos do bairro.
O vice-prefeito e secretário de Governo e Serviços Públicos, Ricardo Piorino, representou o prefeito Dr. Isael e destacou diversas melhorias no bairro das Campinas, como Centro Comunitário, reforma da quadra de esportes, creche integral, dentre outros. Piorino frisou que o PEV vai reduzir o acúmulo de entulho nos quintais e deixar o bairro mais organizado e agradável. “As pessoas poderão trazer os itens que ficam incomodando nos quintais, restos de obras, galhos de árvores, pilhas, baterias, pneus, móveis. Com isso, vai evitar esses itens nos quintais, evitar o aparecimento de pragas urbanas e animais peçonhentos, ou seja é uma questão social, ambiental e de saúde pública também“.
Piorino afirmou que além do PEV das Campinas, “em breve a Prefeitura vai entregar o PEV do Maria Áurea, que será o décimo PEV da cidade, que deverá chegar a 15 unidades. Precisamos dos PEVs para que todas as regiões sejam agraciadas com esta forma moderna e sustentável de eliminação de entulho e materiais inservíveis“.
O evento contou com dezenas de moradores, além de representantes de várias secretarias municipais e da empresa Valle Ambiental, que administra os PEVs, como Leonardo Magno, Luciano, dentre outros.
Além do PEV das Campinas (Rua Geraldo Mário do Sacramento), Pindamonhangaba possui mais oito unidades, que são PEV Liberdade (Avenida Joaquim Garcia de Paula), PEV Araretama 1 (Rua Monsenhor Rodrigo de Araújo), PEV Araretama 2 (Av. Nicanor Ramos Nogueira), PEV Crispim (Rua Argemiro Cipriano de Oliveira), PEV Mantiqueira (Rua Egídio Rabelo Neto), PEV Delta (Estrada Municipal Alcides Soares de Oliveira), PEV Bem Viver (Rua Antonio Fernandes) e PEV Feital (Rua e Projetada 2).
A unidade das Campinas passa a funcionar na quarta-feira (dia 22). Os horários de funcionamento dos PEVs são de segunda a sábado das 8 às 11h30 e das 12h30 às 17 horas, e aos domingos das 8 às 12h30.