A coleta seletiva de materiais reciclados é um tema em destaque internacionalmente, pois além de promover a destinação adequada ambientalmente, pode gerar renda para aqueles que trabalham com o ramo. Pindamonhangaba, não distante disso, realiza a coleta seletiva e destina todo o volume coletado às cooperativas de trabalho do município.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Governo e Serviços Públicos divulga, através do endereço eletrônico https://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/servicos-ao-cidadao/coleta-seletiva, o calendário atualizado sobre as coletas de materiais reciclados na cidade. O serviço público contempla 71 pontos, entre bairros e lugares específicos, conta com 2 veículos, tipo caminhão gaiola, 6 colaboradores, equipamentos sonoros e sinalização visual próprias dos veículos, justamente para diferenciar da coleta de resíduos comum.
“É de suma importância que a população colabore e realize a separação dos resíduos recicláveis do resíduo comum, desta forma, além de promover a destinação correta ambientalmente, também, propicia no auxílio de renda das cooperativas de reciclagem do município”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin.
Atualmente, o município destina cerca de 17 toneladas/mês de material reciclado às cooperativas que, por sua vez, promovem a separação, a compactação e a destinação correta ambientalmente dos materiais, e assim, auferindo rendas para mais de 30 cooperados. Além da coleta seletiva, ponto a ponto, a prefeitura ainda disponibiliza 7 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) que também recebem as entregas voluntárias de resíduos reciclados de segunda-feira à sábado, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h e aos domingos, das 8h às 12h. São eles: PEV Liberdade: Avenida Joaquim Garcia de Paula; PEV Araretama I: Rua Monsenhor Rodrigo de Araújo; PEV Araretama II: Av. Nicanor Ramos Nogueira; PEV Crispim: Rua Argemiro Cipriano de Oliveira; PEV Mantiqueira: rua Egídio Rabelo Neto, 11; PEV Delta: Estr. Mun. Alcides Soares de Oliveira, s/n, Triângulo; e PEV Bem Viver: Rua Antônio Fernandes, s/n.
Os munícipes que quiserem contribuir ainda mais com a coleta seletiva precisam seguir três passos simples para o descarte correto: 1. Separe o que é orgânico do que é reciclável – A separação é simples e não há a necessidade de separar os resíduos por tipo, plástico, vidro, papel dentre outros; 2. Higienize os materiais antes do descarte – Um ato de empatia com pessoas que manuseiam os resíduos recicláveis; 3. Destino correto – Conheça os dias e horários da coleta pelo serviço público, através do site da Prefeitura https://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/ na opção Coleta Seletiva.