Jornal Tribuna do Norte

>> Ir para site antigo
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de Fernandópolis (SP) vem a Pinda conhecer novo sistema de iluminação de LED

Vice-prefeito Ricardo Piorino e funcionários da prefeitura ofereceram muitas informações à Fernandópolis

Localizada na região de São José do Rio Preto (SP), o município de Fernandópolis esteve nesta semana em Pindamonhangaba para conhecer as ações do programa de modernização da iluminação pública, que neste ano substitui a iluminação convencional por LED em toda cidade.

A comitiva dos visitantes esteve presente com o Ouvidor Municipal Edmar de Oliveira, o engenheiro eletricista Bruno Evandro Rodrigues Couto e o responsável pela Licitação, pregoeiro Eliseu da Silva Pereira Né. Eles foram recebidos pelo vice-prefeito Ricardo Piorino, secretário de Administração Marcelo Martuscelli, adjunto de Governo Alexandre Pió, engenheiro eletricista Matheus dos Santos e equipe do Departamento de Licitações.

Segundo o Ouvidor Edmard de Oliveira, o prefeito de Fernandópolis, André Pessuto, recebeu informações das ações positivas e do bom resultado obtido por Pindamonhangaba na implantação do sistema LED na iluminação pública e pediu que sua equipe viesse colher informações e dados para implantação no município.

Responsável pela Secretaria de Governo e Serviços Públicos, detentora do contrato de iluminação pública, o vice-prefeito Ricardo Piorino transmitiu as informações sobre o processo de construção do termo de referência e do modelo adotado pela cidade que vem trazendo resultados positivos. “O ganho é muito grande pois com o projeto deixamos nossa cidade mais iluminada e segura, gerando melhor sensação de segurança pública. A Prefeitura vem economizando recursos financeiros na casa de R$ 300 mil por mês o que irá possibilitar reverter os recursos para atender novas demandas da população”, afirmou Piorino.

O engenheiro eletricista Matheus dos Santos demonstrou como o projeto foi executado e o prazo de implantação, além dos principais detalhes técnicos. A equipe do Departamento de Licitação, por meio da chefe de Divisão Tatiane de Paula e do servidor Denis de Oliveira, demonstrou os procedimentos licitatórios e os desafios enfrentados para realizar um procedimento desse porte.

Agradecemos pela recepção e deixamos a cidade com ótimos subsídios para implantar esse sistema em nossa cidade e gerar mais qualidade de vida. É muito importante essa troca de experiências entre os municípios pois os projetos inovadores e de qualidade precisam ser compartilhados”, afirmou Edmar.

O processo licitatório em Pindamonhangaba foi lançado em maio e o contrato com a empresa vencedora foi firmado em agosto, possibilitando que em dezembro a empresa iniciasse o trabalho efetivo de campo de troca de lâmpadas. Atualmente, o projeto está com sua conclusão em 95% e Pindamonhangaba já vem colhendo resultados significativos.

Antes da finalização da implantação do sistema, o município tinha um consumo ativo médio de 1,2 milhão em KW/h e na conta do último mês de julho o consumo ativo caiu para 520 mil em KW/h, registrando uma queda de 56% no consumo. Em termos financeiros, podemos considerar que o município terá uma economia de R$ 4 milhões por ano.

O trabalho foi realizado pela empresa Ilumitech Construtora e aumentou em mais de 120% o índice de iluminamento em todas as ruas e avenidas. O contrato com a empresa traz também todo o georreferenciamento, etiquetamento dos postes e a troca de relés, luminárias e grande parte dos braços de iluminação pública.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
11:28, am, junho 12, 2024
temperature icon 23°C
céu limpo
Humidity 60 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais