Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
>> Ir para site antigo

Prefeitura dá sequência a inovações no transporte coletivo e Viva Pinda apresenta renovação da frota

A frota da Viva Pinda conta agora com ônibus com uma nova tecnologia

A Prefeitura de Pindamonhangaba continua promovendo as ações para melhoria do transporte público coletivo no município e, nesta quinta-feira (21), conferiu a apresentação de sete novos ônibus que fazem parte do processo de renovação da frota de veículos da empresa. O ato de apresentação aconteceu no pátio do Paço Municipal e contou com a presença do prefeito Dr. Isael Domingues, vice-prefeito Ricardo Piorino, vereadores Norbertinho, Cal e Magrão, secretários, integrantes da Secretaria de Segurança e Departamento de Trânsito e Mobilidade, bem como de motoristas e funcionários da Viva Pinda.

A modernização da frota é uma das ações previstas pelo novo contrato entre a empresa e o município, que passou a vigorar em janeiro deste ano. Os ônibus, da Marcopolo Torino S 2023, contam com 42 assentos, tecnologia movida à biodiesel, plataformas elevadas para pessoas com deficiência física ou baixa mobilidade, além de sistema de monitoramento com GPS. Até o fim do ano também terão câmeras de segurança e wi-fi. Os veículos já iniciaram a circulação e serão disponibilizados para uso de todas as linhas, atendendo alternadamente todas as regiões da cidade.

O presidente da Câmara, vereador Norbertinho, enalteceu o trabalho que vem sendo realizado em parceria entre o Legislativo e o Executivo. O vice-prefeito Ricardo Piorino lembrou que melhorar o transporte no município vem sendo o maior desafio da gestão e que a Prefeitura continuará cobrando um serviço de qualidade aos usuários.

O prefeito Dr. Isael Domingues fez um relato do histórico do transporte coletivo desde que assumiu a gestão em 2017. “Até o ano passado a Prefeitura não poderia realizar inovações e melhorias junto à empresa concessionária, em razão da vigência do contrato antigo. Com o novo formato do transporte público e a assinatura do novo contrato, o município vem acompanhando a implementação das melhorias”, salientou Dr. Isael.

Inovações – Em março, a empresa Viva Pinda realizou a ampliação dos serviços para seus usuários com novos horários em diversas linhas já existentes, implantação de duas novas linhas melhorando o deslocamento e facilitando o acesso entre as regiões mais populosas como Moreira César, Zona Leste e Zona Oeste. A empresa aumentou o número de ônibus que passou de 29 para 35, contratou 28 novos colaboradores, retornou o trajeto da linha Crispim-Hospital dentre outras melhorias nas linhas Piracuama, Feital e Araretama. A linha Moreira César, que trabalhava com 57 horários, aumentou em quase 20%, passando para 65 horários.

A segunda ação de melhorias aconteceu em junho quando foi implantada a modernização do sistema de bilhetagem, melhorando o pagamento de passagens, inclusive com a implantação de sistema de reconhecimento facial para estudantes e idosos.

A terceira etapa aconteceu na semana passada quando a Prefeitura promulgou a lei que estabelece subsídios para o pagamento da passagem, possibilitando, mesmo com o reajuste da passagem, a redução do valor da tarifa para R$ 4,50 para quem utiliza o bilhete eletrônico.

Em breve, outras melhorias estão previstas como a tarifa a R$ 1,00 aos domingos para quem utiliza o bilhete eletrônico, a implantação do “bilhete integrado” que proporcionará o deslocamento em mais de uma linha dentro dos critérios definidos, e o aplicativo ao usuário que poderá acompanhar em tempo real o deslocamento das linhas.

Pindamonhangaba, BR
21:37 pm, abril 21, 2024
17°C
céu limpo

Notícias relacionadas

Categorias

Redes Sociais