A Prefeitura de Pindamonhangaba está convocando mais 86 pessoas para trabalhar na Secretaria de Saúde. As contratações já estavam previstas desde a realização do concurso público 001/23, em abril de 2023.
Dos 86 novos servidores, estão incluídos enfermeiros, enfermeiros de ESF, médicos de ESF, dentistas, auxiliares de saúde bucal, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, 20 auxiliares de enfermagem, 30 agentes comunitários de saúde (14 para a região de Moreira César e 16 para Pindamonhangaba) e 12 agentes de controle de vetores. Os agentes de controle de vetores vão atuar no reforço às equipes do combate à dengue.
Em paralelo a eles, cujo edital de convocação está no diário oficial do município (site da Prefeitura https://www.pindamonhgangaba.sp.gov.br e jornal Tribuna do Norte), nesta quinta-feira, dia 29, outros 16 servidores da saúde serão chamados, sendo seis auxiliares de saúde bucal, três dentistas, dois farmacêuticos, um fonoaudiólogo, dois técnicos em farmácia e dois terapeutas ocupacionais.
O concurso público promovido em abril de 2023 foi o maior da história do município, com 27.160 inscrições. A previsão inicial era convocar 313 aprovados, porém até o momento já foram cerca de 450 convocados, priorizando a urgência e necessidade de cada setor da administração pública. Além das convocações programadas, a Prefeitura também faz a reposição de servidores, seja por aposentadoria ou quem arrumou outro emprego e saiu do serviço público. Até o momento, aproximadamente 250 novos servidores já iniciaram os trabalhos.
Entre a convocação e a efetivação existe o processo de contratação, onde alguns desistem do serviço por incompatibilidade com outro emprego que já exerce ou por não atender aos requisitos do edital, dentre outros fatores. Quando isso acontece, o Departamento de Recursos Humanos realiza nova convocação com os próximos aprovados do concurso.
O prefeito, Dr. Isael Domingues, parabenizou os novos convocados e disse que eles chegam em um momento muito importante para a cidade. “Estamos intensificando o combate contra a dengue. Deste modo, uma parte dos novos profissionais da saúde vai atuar diretamente no combate ao mosquito transmissor da dengue e outra parte vai para as unidades de saúde, priorizando o atendimento às pessoas”.
Dr. Isael lembrou que o concurso realizado em abril do ano passado foi o maior da história de Pindamonhangaba. “Temos convocado servidores desde a homologação do concurso para várias áreas. Em especial, este novo grupo de profissionais da Saúde, que está em convocação desde a semana passada já estava programado para ser chamado desde o lançamento do concurso público. Também temos o planejamento das próximas convocações, que são realizadas paralelamente com as nossas substituições de servidores. Assim, além das substituições, vamos chamar nas próximas semanas 95 professores para a Secretaria de Educação, além de educadores sociais para a Assistência Social, e também bibliotecário, auxiliar de biblioteca, assistente de serviços gerais e oficial de administração”, finalizou Dr. Isael.