A Prefeitura Municipal anunciou na noite desta segunda-feira (11) um investimento de R$ 35 milhões para a execução de um projeto de drenagem com o objetivo de eliminar os transtornos causados por alagamentos históricos na região central. O projeto abrangerá as áreas próximas da academia Aerofisic, conhecida como São Benedito, e da região da rua dos Bentos, próximo ao clube Ferroviária.
A apresentação do projeto ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a presença de moradores, comerciantes, proprietários de imóveis afetados, além do vice-prefeito Ricardo Piorino, secretária de Obras e Planejamento Marcela Franco, outros secretários, vereadores e representantes da comunidade.
Durante a apresentação, a secretária Marcela Franco e o engenheiro André Forgatti explicaram as condições atuais e os dispositivos de captação existentes, bem como os novos pontos de captação propostos com bocas de lobo tripla com grelhas. O objetivo é aumentar em mais de 250% a capacidade de absorção das águas pluviais.
O projeto prevê que a obra tenha início na rua Cônego José Luiz Pereira Ribeiro (rua da Aerofisic) e siga pela Av. NS Bom Sucesso em direção à Praça Emílio Ribas (São Benedito), chegando até a Rua dos Bentos e seguindo em direção à rua Mj José dos Santos Moreira, passando pela Via Expressa em direção à Ferroviária, onde a água será direcionada ao córrego da Galega/Campo Belo por meio da travessia da linha férrea (MRS).
O projeto será dividido em 15 trechos, cada um com suas especificidades, e posteriormente receberá a reconstituição do pavimento. A previsão é que a obra tenha uma duração de 12 meses, podendo ser ampliada caso ocorram intercorrências.
O vice-prefeito Ricardo Piorino destacou que esse é um desafio importante enfrentado pela gestão Dr. Isael para solucionar um problema que afeta a população há décadas. Os vereadores presentes no encontro prometeram agilidade na análise e aprovação da autorização legislativa para que o projeto seja executado de forma eficaz.
O prefeito Dr. Isael Domingues ressaltou a importância de investir em obras de drenagem que solucionem problemas de alagamentos na cidade e traga segurança aos moradores. A Prefeitura já protocolou na Câmara de Vereadores um projeto de lei solicitando autorização para financiamento junto à Caixa Econômica Federal, com recursos do Fundo de Participação do Município (FPM) como garantia. O financiamento terá 24 meses de carência e 96 meses de amortização.