
É com muita satisfação que estou aguardando o ano de 2025 para a Associação dos Jornalistas de Pindamonhangaba (AJOP). Isto porque a sessão de encerramento do ano de 2024 foi um sucesso, devido principalmente ao grande número de jornalistas que compareceram ao evento, sobretudo os jovens, sendo que diversas ausências foram justificadas.
Assim, a nova direção da AJOP, comandada por Alexandre Pió, teve uma abertura digna de um novo marco na nossa profissão. O motivo que nos dá certeza deste crescimento é que a união em torno do ramo profissional está se fortalecendo. O que antes era muito difícil, pois nossa classe era bastante dispersa, agora começa a mudar.
A exemplo de advogados, médicos, engenheiros, metalúrgicos e outras categorias, nós também já temos a nossa entidade, devidamente regularizada, tanto juridicamente (com CNPJ e Estatuto) como socialmente, com um calendário de reuniões e a participação de convidados para palestras, sempre visando o interesse do município.
Diante disso, os jovens que forem se formando jornalistas nas faculdades já terão uma agremiação que os represente em nossa cidade, proporcionando a eles a experiência prática da profissão, pois a teoria se aprende no estabelecimento de ensino.
É bom salientar que Pindamonhangaba é pioneira no surgimento de uma entidade da classe jornalística em nosso país. Anos atrás, estive em São Paulo, na sede do Sindicato dos Jornalistas e na Associação dos Jornais Brasileiros, e em ambos os locais eles louvaram a nossa AJOP, cumprimentando-nos e desejando-nos muitas felicidades e sucesso, o que nós também queremos.
Pra frente, AJOP!