A Polícia Militar frustrou um esquema de furto de níquel, avaliado em R$ 350 mil, na fábrica da Gerdau em Pinda. A ocorrência aconteceu na madrugada da segunda-feira (29), na sede da empresa, localizada na SP-062, distrito de Moreira César.
A PM foi informada a respeito da ocorrência pela segurança da empresa e frustrou o esquema. Homens a bordo de um carro foram flagrados transportando tambores contendo pastilhas de níquel, um material valioso utilizado na fundição.
A equipe policial durante patrulhamento na rodovia SP062, interceptou o veículo onde estavam dois indivíduos, dos quais um conseguiu fugir para uma área de mata, enquanto o condutor, de 41 anos, foi abordado. A verificação do veículo confirmou a presença das pastilhas de níquel, corroborando as informações da segurança dos seguranças da Gerdau.
Sob interrogatório, o condutor do carro confessou a prática do furto e revelou a cumplicidade de um funcionário, de 27 anos, da Gerdau, no esquema. O funcionário foi encontrado pelos policiais tentando deixar o estabelecimento e, após ser abordado, admitiu o envolvimento no desvio do material.
O representante da empresa informou que aproximadamente 500 kg de níquel, avaliados em R$ 350 mil, foram recuperados. Ainda segundo o responsável pela Gerdau, os investigados já haviam separado outros 500 kg para que fossem levados em uma segunda viagem ou pelo próprio funcionário. Os suspeitos foram presos em flagrante por furto e apresentados ao plantão policial da Seccional de Taubaté. A autoridade policial, após análise dos fatos, ratificou a prisão, enquadrando os indivíduos no artigo 155 § 4º, incisos I e IV do Código Penal.
A mercadoria furtada foi apreendida e devolvida à empresa. Foi solicitada perícia no local para investigar o rompimento de obstáculo. Os detidos foram encaminhados à unidade prisional da Seccional de Polícia para audiência de custódia, marcando um desfecho eficaz para um caso de furto industrial significativo.