Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte   Clique para ouvir áudio Bem-vindo ao Jornal Tribuna do Norte

Jornal Tribuna do Norte

Pindamonhangaba se torna a primeira cidade antirracista de São Paulo

Município é o primeiro do Estado de São Paulo a aderir o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e à Rede Global de Cidades Antirracistas

Município é pioneiro nas causas de promoção racial e combate ao racismo

Em abril deste ano, o prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, assinou o Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial e a Rede Global de Cidades Antirracistas, tornando Pindamonhangaba a primeira cidade do Estado de São Paulo a integrar o Pacto e a Rede Global de Cidades Antirracistas. Isso faz do município uma pioneira nas causas de promoção racial e combate ao racismo e todas as formas de discriminação.

Em 28 de julho, durante uma reunião da rede de Cidades Antirracistas, diversas pautas relevantes foram debatidas e estratégias de ações seguintes foram traçadas. Durante a assembleia, houve uma votação democrática entre as Cidades da Rede Antirracista, na qual o município de Pindamonhangaba foi escolhido para compor a subsecretaria de Comunicação da Rede, obtendo aprovação unânime.

Pindamonhangaba tem se destacado pelas ações que vem desenvolvendo no município. Um exemplo disso é o Mês de Maio, com as Políticas de Valorização e Promoção da Igualdade Racial, em parceria com as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Esporte e Governo (por meio do Departamento de Comunicação). Foram realizadas ações como a confecção do Livreto “Heróis da Liberdade”, utilizado como instrumento pedagógico para divulgar as personalidades e fatos relevantes para a cidade, além da Premiação Protagonistas Negras, que reconheceu mulheres negras que impactam a sociedade.

A próxima meta a ser alcançada é a realização do I Fórum de Promoção da Igualdade Racial, que tem como objetivo criar o Plano Municipal com a participação popular, bem como estabelecer o Comitê de Avaliação e Monitoramento das Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial.

O secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, destaca a importância de Pindamonhangaba ser uma cidade antirracista. Ele ressalta que buscar a efetivação de políticas de promoção e valorização da população negra é buscar reparação histórica, mais acessos e permanência da população negra, além de combater todas as formas de preconceito e discriminação.

Para Cidinha Pedroso, diretora de Direitos Humanos, a questão do racismo é algo que vem desde tempos remotos desde a formação do país e ainda impacta a sociedade atual. Ela afirma que as ações e planos da gestão municipal para a construção de uma sociedade antirracista têm sido um marcador de avanço para Pindamonhangaba.

O prefeito Dr. Isael Domingues ressalta a importância dessa movimentação. Ele enfatiza que Pindamonhangaba vem evoluindo em diversas áreas e que não poderia deixar de lado as políticas públicas voltadas para os Direitos Humanos. Ele busca uma Cidade Antirracista, com políticas pensadas a partir da participação da gestão pública e da população.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
00:28, am, setembro 15, 2025
21°C
céu limpo
68 %
Wind Gust: 10 Km/h
Clouds: 3%
Sunrise: 06:38
Sunset: 17:38

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 103

Tribuninha N° 103

12 de setembro de 2025
Edital 10333

Edital 10333

12 de setembro de 2025
Edição 10333

Edição 10333

12 de setembro de 2025

Categorias

Redes Sociais

Clique para ouvir áudio