A cidade de Pindamonhangaba será certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, atestando a conformidade de seus indicadores para Cidades Inteligentes e Resilientes de acordo com as normas ABNT NBR ISO 37122 e ABNT NBR ISO 3710. Os certificados serão entregues nesta segunda-feira (4), no Hotel Colonial Plaza.
A primeira certificação de Pindamonhangaba foi emitida em janeiro, quando se tornou o segundo município do Brasil a conquistar conformidade de seus indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida com a Norma ABNT NBR ISO 37120.
Ao todo, foram analisados e auditados 122 indicadores, sendo 61 indicadores para cidades inteligentes e 61 indicadores para cidades resilientes. Com isso, o município conquistou a certificação nível Ouro na norma ABNT NBR ISO 37122 e Platina na norma ABNT NBR ISO 37123 – o mais alto no processo de Certificação da norma. As normas têm por objetivo definir e estabelecer metodologias para a definição de um conjunto de indicadores criados a fim de mensurar o desempenho nas áreas citadas, além de apoiar a definição de políticas públicas para o município.
O secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos de Pindamonhangaba, Danilo Velloso, destacou que a certificação é resultado de uma série de ações implantadas no município nos últimos anos. “As certificações consolidam Pindamonhangaba como referência. Aproximadamente oito cidades no mundo possuem a tríplice certificação, sendo Pindamonhangaba a que mais possui indicadores e ações, feito executado com resultados de economias aos cofres públicos”.
A ABNT possui níveis de certificação diferenciados para os municípios, sendo o nível Bronze o inicial, evoluindo para Prata, Ouro e Platina, concedidos a partir da avaliação de indicadores certificados em cada norma, ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Mario William Esper, Presidente da ABNT, enfatizou que para mensurar o desempenho, as cidades necessitam de indicadores padronizados, consistentes e comparáveis entre demais municípios, garantindo qualidade de vida e sustentabilidade na implantação de políticas, programas e projetos. “O conceito de cidades inteligentes é relativamente novo, sendo o alicerce para a discussão sobre a concepção de desenvolvimento sustentável. É importante que indicadores como governança, administração pública, planejamento urbano, meio ambiente, economia, segurança, saúde, educação, dentre outros, forneçam uma resposta às necessidades sociais e econômicas da sociedade“, ressaltou o dirigente.
O processo de certificação pode ajudar as cidades a atrair investimentos, impulsionar o desenvolvimento econômico com dados comparativos globais, medir o desenvolvimento urbano sustentável, informar os investimentos em infraestrutura com resultados mensuráveis e medir a gestão de desempenho de serviços urbanos e qualidade de vida ao longo do tempo. Além disso, facilita a troca de informações e projetos, possibilitando o aprendizado entre as cidades por meio da comparação de uma vasta gama de medidas de desempenho.
Antônio Carlos Barros de Oliveira, Diretor de Certificação da ABNT, destacou que, a partir da certificação, gestores públicos terão acesso a dados padronizados e auditados por organismo independente, utilizados para orientar decisões de gestão e planejamento. “O município de Pindamonhangaba está entre as cidades certificadas por um processo internacional utilizado em 165 países do mundo, que seguem os padrões ISO. A ABNT, sendo representante única da International Organization for Standardization (ISO), possui credibilidade para realizar certificações em todo o território nacional, atendendo aos diversos segmentos da indústria, comércio e serviços“, ressaltou o diretor.