Jornal Tribuna do Norte

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Pinda promove roda de conversa para adolescentes em prol da campanha “Setembro Amarelo

Sempre é importante falar sobre os cuidados com nossa saúde mental

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba, por meio do setor de Saúde Mental, promoveu na última segunda-feira (12), na E.E. Profª Célia Keiko Ikeda, no Maricá, uma roda de conversa em razão da campanha “Setembro Amarelo”. Essa é uma campanha de conscientização e prevenção ao suicídio que tem como objetivo informar, sensibilizar e mobilizar a sociedade para um tema delicado, porém crucial: a saúde mental. Durante este mês, diversas ações e eventos são realizados para destacar a importância de cuidar da nossa própria saúde mental e apoiar aqueles que estão enfrentando desafios emocionais.

O bate-papo, com os mais de 80 alunos, foi realizado por membros da equipe do Caps infantil e teve como objetivo tratar o tema “prevenção ao suicídio” de forma técnica e humanizada, além de possibilitar a identificação de sinais e autocuidado relacionado a transtornos mentais.

A psicóloga Ana Carolina Astone e a assistente social Rosmary Hellker abordaram o tema de maneira interativa com os alunos, dando espaço para que pudessem compartilhar experiências pessoais e tirar dúvidas. “O número de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico tem crescido a cada ano, casos como automutilação ou tentativas de suicídio têm sido frequentes e precisam ser trabalhados de maneira leve. A criança ou adolescente precisa se sentir ouvido e saber que tem seu lugar de cuidado. É preciso desmistificar assuntos relacionados aos cuidados em saúde mental e combater tabus sobre o sofrimento psíquico”, afirmou a articuladora de saúde mental, Caroline Rosolem.

A ação foi realizada com quatro turmas de faixa etária entre 11 a 15 anos e foi recebida de maneira positiva entre os adolescentes e professores. “O Caps infantil promove ações de roda de conversa e apoio aos professores e gestores da rede de educação ao longo de todo o ano, mas é importante intensificar as ações em datas importantes como essa”, finalizou Caroline.

loader-image
Pindamonhangaba, BR
18:25, pm, junho 21, 2024
temperature icon 21°C
céu limpo
Humidity 56 %
Wind Gust: 0 Km/h

Notícias relacionadas

Tribuninha N° 50

Tribuninha N° 50

21 de junho de 2024
Edital 10102

Edital 10102

21 de junho de 2024
Edição 10102

Edição 10102

21 de junho de 2024

Categorias

Redes Sociais